sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Exposição ‘Diálogos Contemporâneos’ é inaugurada nesta quinta-feira, dia 28


Nesta quinta-feira, dia 28, o Centro de Cultura Estação das Artes, em Barra Mansa, recebe a exposição ‘Diálogos Contemporâneos’, do grupo ‘Ellas’, composto pelas artistas Eliane Andrade, Nadéia Souza e Jorgete Gac. A mostra será oficialmente aberta às 20h, com a apresentação da Orquestra de Jazz, do Projeto Música nas Escolas. A exposição é composta por oito obras em grande formato e uma instalação, que é, basicamente, uma montagem de obras de tamanhos variados.

“A exposição mostra um registro da observação das artistas ao seu próprio trabalho, na busca cotidiana de novos materiais. Trazendo, então, a peculiaridade de cada uma das artistas”, explicou superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, acrescentando ainda que as obras buscam a harmonia entre as cores tecidas no papel e sua textura. “Toda a composição da mostra se une ao ar arquitetônico da Estação das Artes, proporcionando uma beleza ainda mais curiosa e completa, com as obras contemporâneas que se instaura nos novos artistas”, finalizou Cláudio Chiesse.
O público pode visitar a exposição gratuitamente até o dia 20 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Escolas, grupos e instituições devem agendar antecipadamente as visitas pelo telefone (24) 3323-0496 ou pelo email estacaodasartes@bol.com.br. O Centro de Cultura Estação das Artes fica na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa invade universo do rock



Depois de demonstrar toda sua versatilidade musical e levantar o público ao som do rock, em seu segundo concerto da temporada oficial de 2014, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa volta a invadir o universo do rock. Desta vez, a OSBM abre o Barra Mansa Rock Festival, no sábado, dia 30 de agosto, às 19 horas.
Na abertura do Festival, a Orquestra interpreta clássicos do rock. Entre os eles está “Another Brick in te Wall”, grande sucesso de Pink Floyd, que levantou o público presente ao concerto protagonizado pela OSBM na Igreja Matriz, em abril.
Mais uma vez, a Orquestra comprova sua capacidade técnica  e ecletismo que a leva de um concerto clássico, tendo o violoncelo com estrela da noite, como foi o concerto de agosto da temporada oficial, para este  concerto de rock.  
O Barra Mansa Rock Festival é produzido pela Fundação de Cultura da cidade e acontece nos dias 30 e 31 de agosto, no Parque da Cidade. Durante o fim de semana 30 bandas de rock da região irão passar pelo palco do festival e a previsão é de que mais de cinco mil pessoas assistam às apresentações.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Desde sua formação, a OSBM vem recebendo inúmeros elogios do público e da crítica, tendo se apresentado nos maiores palcos brasileiros, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Santa Izabel em Recife.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
OSBM na abertura do Barra Mansa Rock Festival
Data: 30 de agosto
Horário: 19 horas
Local: Parque da Cidade

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Conselho de Cultura de Barra Mansa cria regimento interno

Foi publicado no Diário Oficial da prefeitura de Barra Mansa, no dia 19 de agosto, decreto regulamentando o Conselho Municipal de Cultura. O documento define as atribuições e competências do Conselho, formado por 18 representantes, sendo nove do governo municipal e nove da sociedade civil. Entre as atribuições do Conselho estão: formular e propor ações para políticas públicas voltadas para atividades culturais no município; apresentar e discutir projetos; fiscalizar as ações relativas ao cumprimento das políticas públicas; garantir a continuidade dos projetos; colaborar para estudos e o aperfeiçoamento da legislação sobre a política cultural, entre outras ações.

“O conselho atribui democratização às atividades realizadas no município, bem como acompanha, promove e orienta políticas e projetos”, explicou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse.  Segundo ele, os conselheiros vão se encontrar mensalmente ou em assembleia extraordinária para debates sobre ações a serem devolvidas no âmbito cultural do município. “Também é de responsabilidade do conselho a realização do Fórum Municipal de Cultura”, completou Chiesse. 

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Bandas Sinfônicas, do Projeto Música nas Escolas, participam dos desfiles cívicos em Barra Mansa


Os desfiles cívicos de Barra Mansa, em comemoração ao Dia da Independência, recebem uma trilha sonora especial. As bandas sinfônicas no Projeto Música nas Escolas participam de todos os desfiles, com sua qualidade e técnica.
O primeiro desfile acontece no bairro Vila Nova, na quarta-feira, dia 27 de agosto, a partir das 8h30. Na quinta-feira, dia 28, é a vez do bairro Vista Alegre receber o desfile cívico, no mesmo horário. Os desfiles acontecem nas ruas dos bairros e contam com a participação de alunos de escolas públicas.
O calendário de desfiles segue na próxima semana, acontecendo de segunda a quinta-feira, em diversos bairros de Barra Mansa. No dia 07 de setembro, domingo, é realizado o grande desfile, no Centro da cidade, que reúne todos os participantes dos desfiles nos bairros, além das bandas sinfônicas e, também, da  Banda Marcial do Projeto Música nas Escolas. Acontecem, ainda, na Região Leste, no Santa Clara, em Saudade/Vila Maria e no Boa Sorte.  
Durante os desfiles, as bandas sinfônicas executam dobrados, que são marchas militares feitas especialmente para acompanhar deslocamento de desfiles. Este tipo de composição permite que as marchas sejam tocadas de forma contínua, sem que seja necessário repeti-la várias vezes porque o desfile ainda continua em andamento.
Na abertura dos desfiles, no bairro Vila Nova, se apresenta a Banda Sinfônica. Já na quinta-feira, a Banda Sinfônica Juvenil, com músicos de 12 a 16 anos, se apresenta no bairro Vista Alegre. Durante os desfiles as duas bandas ser revezam, apresentando sempre música de qualidade.  

Os músicos das bandas sinfônicas são alunos e monitores no Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. O Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Participação das Bandas Sinfônicas nos Desfiles Cívicos
Banda Sinfônica
Data: 27 de agosto (quarta-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Vila Nova

Banda Sinfônica Juvenil
Data: 28 de agosto (quinta-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Vista Alegre

Banda Sinfônica
Data: 01 de setembro (segunda-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Região Leste
Banda Sinfônica Juvenil
Data: 02 de setembro (terça-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Santa Clara

Banda Sinfônica
Data: 03 de setembro (quarta-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Saudade/Vila Maria

Banda Sinfônica Juvenil
Data: 04 de setembro (quinta-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Boa Sorte

Banda Sinfônica, Band Sinfônica Juvenil e Banda Marcial
Data: 07 de setembro
Horário: 08h30
Bairro: Centro 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Barra Mansa Rock Festival: 16 bandas da cidade se apresentam no evento


O Parque da Cidade será palco nos dias 30 e 31 de agosto, da segunda edição do Barra Mansa Rock Festival. O evento, promovido pela Fundação de Cultura, vai contar com a apresentação de 16 bandas de rock da cidade. No sábado, dia 30, às 19h, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) faz a abertura do evento. A orquestra vai executar clássicos do rock ao lado dos músicos Setas Marassi, Angélica Ribeiro e Trio Pegadas. No domingo, dia 31, os shows começam a partir das 16h.

A estimativa de público nos dois dias de festival, segundo o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, é de aproximadamente cinco mil pessoas. "Este ano, o evento terá estacionamento, pista de skate, slackline, grafite, praça de alimentação e segurança reforçada. Tudo para garantir diversão e conforto ao público", explicou Chiesse, ressaltando que cada uma das 16 bandas terá 30 minutos para se apresentar no palco.  

Chiesse ainda destacou que as todas as bandas participantes do festival são de Barra Mansa. “Nosso principal objetivo com o evento é oferecer a oportunidade dos nossos artistas mostrarem todo seu talento. Estamos fazendo o máximo para disponibilizar uma festa muito bonita e bem estruturada à população", disse.

O evento é gratuito, mas a organização pede que o público faça doação de um quilo de alimento não perecível que será entregue à entidades assistenciais do município. Haverá horários extras de ônibus para facilitar o deslocamento do público até o Parque da Cidade.

Confira as bandas participantes: Estilo Acústico, Psicosônico, A Corte, Muttuca, Proforce, Trio Rock Party, Esquadrão Zero, Divine Plague, Analise Central, SpeakNine, Zero Ora, Thorns Of Heaven Judment, Motoserra, Judgement, Decreto Federal e Noname.

Drum Lata, grupo do Projeto Música nas Escolas, anima o domingo em Barra Mansa

O evento Domingo no Parque, promovido pela Prefeitura de Barra Mansa, vai ganhar um som forte na edição deste fim de semana. O grupo Drum Lata se apresenta neste domingo, dia 24 de agosto, durante o evento, que acontece no Corredor Cultural a partir das 10h00.
O Drum Lata faz música com o que muitos chamam de lixo: latas, galões, cabos de vassoura. Todo este material é reaproveitado e transformado em instrumentos musicais, pelos próprios músicos. E, assim, o grupo desenvolve um trabalho que envolve o processo musical aliado à conscientização ambiental, produzindo um som único, forte e vibrante.
Os músicos do Drum Lata interpretam músicas conhecidas, somente na percussão, tipicamente brasileira. Durante as apresentações, é comum a plateia ser chamada a participar, tocando um instrumento e se tornando músico por trinta segundos. Assim, por onde passa o Drum Lata arregimenta uma quantidade de fãs, que admiram tanto o trabalho musical, quanto ambiental.
No mesmo domingo, o grupo se apresenta, também, no evento Ciclovista, no bairro Vista Alegre, a partir das 16 horas, levando todo seu suingue.
O grupo Drum Lata faz parte do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. O Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Drum Lata no Domingo no Parque.
Data: 24 de agosto
Hora: 10h00
Local: Corredor Cultural – Centro – Barra Mansa – RJ

Drum Lata e Reunião Papo de Samba se apresentam neste domingo, 24, no Corredor Cultural


No domingo, dia 24, a Fundação de Cultura de Barra Mansa realiza, no Corredor Cultural, apresentação do Grupo Drum Lata, do Projeto Música nas Escolas, a partir das 10h. O grupo de percussão utiliza apenas instrumentos fabricados a partir de material reciclado, como latas; galões; cabos de vassouras; entre outros materiais, que poderiam ser considerados inúteis e são transformados em instrumentos de percussão, produzindo uma sonoridade típica dos grupos de percussão afro-brasileira, com os mais variados tipos de ritmos e estilos musicais.

O grupo Reunião Papo de Samba, por meio do Projeto Samba de Raiz, trará, ainda, a participação especial do cantor e compositor barramansense, Maciel. “Durante o evento serão homenageados os grandes nomes do samba de raiz, como João Nogueira, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Cartola, Nelson Cavaquinho, entre outros”, frisou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse. Os eventos são gratuitos e a classificação é livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, Centro, em frente ao Parque Centenário.

Barra Mansa recebe 9ª edição da Ciclovista



Neste domingo, dia 24, a população de Barra Mansa está convidada para participar na 9ª edição da Ciclovista. O evento, que conta com o apoio Fundação de Cultura, terá início às 13h no ginásio poliesportivo do bairro Vista Alegre (Rua José Jorge dos Reis Meireles). Durante a festa, acontecerão apresentações de ginástica rítmica e balé com alunos da escola municipal do bairro; show com grupo Drum Lata, do Projeto Música nas Escolas; e apresentação do grupo regional Leandro e Dellis, além de sorteios de bicicletas, brindes, camisas e acessórios.

Segundo superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, o passeio ciclístico terá início às 14h. O percurso será pelas ruas do bairro Vista Alegre até o bairro Ano Bom. “Os interessados em participar do evento devem realizar as inscrições a partir das 13h, com a doação de 1kg de alimento. As doações serão destinadas ao Lar dos Velhinhos São José e à Casa Paz e Bem”, explicou.

Feira do Artesanato acontece nesta sexta e sábado em Barra Mansa


Nesta sexta-feira, dia 22, de 8h às 16h, na Praça da Matriz, vinte e oito artesãs participarão da Feira do Artesanato, com o apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa. No local haverá comercialização de pinturas, bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira, culinária, entre outros. Os interessados poderão, ainda, realizar suas compras no sábado, dia 23, de 8h às 13h, na Gare da Estação, no Centro, onde também haverá exposição dos produtos.

Barra Mansa têm representantes no Encontro de Cultura do Interior do Rio de Janeiro



Nesta sexta-feira, dia 22, e no sábado, dia 23, representantes da Fundação de Cultura de Barra Mansa participarão do Encontro de Cultura do Interior do Rio de Janeiro, realizado em Vassouras. A proposta do encontro é o diálogo com os candidatos ao governo do estado do Rio de Janeiro. O evento contará com debates, apresentações de painéis, diagnóstico da cultura do interior, com questões relacionadas a preservação e conservação do Patrimônio Histórico Cultural material e imaterial, formação, promoção, difusão e financiamento da cultura, entre outros tópicos propostos, além do show da Camerata de Cordas Juvenil, do Projeto Música nas Escolas, e apresentação de balé do projeto Dança e Magia.

Banda Sinfônica Juvenil, do Projeto Música nas Escolas, realiza grande concerto no SENAI de Resende


Resende começa o fim de semana com um som diferente. A cidade recebe nesta sexta-feira, dia 22 de agosto, a Banda Sinfônica Juvenil, do Projeto Música nas Escolas. A Banda se apresenta no SENAI de Resende, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.
O grupo por onde passa anima seu público, com sua vitalidade e força musical. Em seu último concerto, no SESC de Barra Mansa, a Banda Sinfônica foi aplaudida de pé e retornou mais de uma vez para o “bis”, pedido pela plateia. Ela impressiona por ser formada por jovens músicos, de 09 a 17  anos, que demonstram profissionalismo e qualidade, ainda tão novos.
A apresentação é composta de obras de artistas consagrados e músicos novos. A composição “Dedicação nº2” é um exemplo desta diversidade. A música foi composta por Hércules Alves, músico do Projeto Música nas Escolas. Este concerto faz parte de uma série de concertos itinerantes dos grupos do Projeto Música nas Escolas, que acontecem em cidades da região sul fluminense. Já aconteceram apresentações em Paraty, Vassouras, Valença entre outras.
Os músicos da Banda Sinfônica Juvenil são alunos de escolas municipais de Barra Mansa, que se dividem tocando: flauta, oboé, clarinete, fagote, trompete, trompa, trombone e percussão. Atualmente a Banda possui 36 integrantes.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto da Banda Sinfônica Juvenil
Data: 22 de agosto (sexta-feira)
Horário: 19h00
Local: SENAI- Rua Sarquis José Sarquis, 156 – Jardim Jalisco – Resende - RJ

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa comemora com grande concerto os 20 anos do Rio Cello


A noite de 19 de agosto foi de comemoração na Igreja Matriz de São Sebastião. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se uniu aos violoncelistas Eugene Friesen e Martti Rousi para realizar um concerto festivo e emocionante. O motivo da festa era o aniversário de 20 anos do festival Rio Internacional Cello Encounter, Rio Cello, famoso festival que reúne grandes nomes da música clássica em torno do violoncello.
Em 2007, quando a Orquestra tinha apenas dois anos de existência, o festival Rio Cello foi o primeiro a abrir as portas do Teatro Municipal para a OSBM, tornando-a conhecida nacionalmente. Desde então, a Orquestra cresceu, participando de diversos festivais, principalmente do Rio Cello, em que se apresenta todos os anos, desde 2007.
A Orquestra, sob regência do maestro Nilton Soares, iniciou o concerto executando a abertura da ópera Flauta Mágica, de Mozart. A ópera é um das mais conhecidas de Mozart.
Depois da abertura grandiosa, o violoncelista finlandês Martti Rousi se uniu à orquestra para juntos interpretarem o romântico concerto de Dvorak, para violoncelo e orquestra. A atuação dos músicos fez a plateia aplaudir de pé.
A música brasileira também teve presença no concerto. A Orquestra executou “Três Danças para Orquestra”, do compositor paulista Caamrgo Guarnieiri. A peça é dividida em três partes: Dança negra, Dança Selvagem e Dança Brasileira, todos com ritmos bastante brasileiros.
Para encerrar a noite, o violoncelista Eugene Friesen, que assistia ao concerto da plateia, foi à frente da Orquestra para interpretar canções de sua autoria. O violoncelista e a orquestra misturaram a percussão tipicamente brasileiro com violoncelo e animaram a plateia na última música “Harmonias de Baleia”, do próprio Friesen. Ao final, a plateia contagiada com os ritmos e as apresentações, aplaudiu de pé orquestra e convidados.
Os próximos concertos da OSBM são “Concerto da Independência”, em setembro; “Celebrando Strauss”, em outubro; “Viva Nepomuceno e Guerra Peixe”, em novembro e um concerto especial de Natal, encerrando as atividades da Orquestra no ano.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.   Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins, e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e violoncelistas internacionais se unem em grande concerto amanhã na Igreja Matriz de São Sebastião


A suavidade do violoncelo encontra a grandiosidade da OSBM para realizar um concerto envolvente e emocionante na terça-feira, dia 19 de agosto, na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, RJ. O concerto começa às 20 horas e faz parte da programação do Rio Internacional Cello Encounter, festival de música internacional, que completa 20 anos. Como todas as apresentações tanto do Rio Cello quanto da OSBM na Igreja Matriz, o concerto também tem entrada franca.
Sob a regência do maestro Nilton Soares, maestro auxiliar da OSBM, e de Eugene Friesen, maestro e violoncelista americano, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe o violoncelista finlandês Martti Rousi. Os violoncelistas junto à Orquestra interpretam obras clássicas de Camargo Guarnieri, Dvorak e Schumann, além de obras de um dos convidados da noite, Eugene Friesen, que também se destaca no cenário internacional como compositor. A noite é uma oportunidade única de se assistir a um concerto destes nomes importantes da música clássica, interpretados com maestria pela Orquestra e seus convidados.
O concerto faz parte da temporada oficial da OSBM e da programação em comemoração aos 20 anos do Rio Internacional Cello Encounter. O Festival que acontece anualmente no Rio foi o primeiro evento a convidar a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa para se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2007. Ainda com dois anos de existência, o primeiro concerto no Rio Cello foi uma das grandes oportunidades da Orquestra demonstrar sua qualidade técnica, impressionando a todos. Desde então, a Orquestra participa do Rio Cello em apresentações no Rio de Janeiro, totalmente gratuitas. Este ano, o festival inovou e trouxe a apresentação para o coração da Orquestra, a cidade de Barra Mansa.
Após uma pequena turnê com a cantora Fafá de Belém, durante o Festival Vale do Café, em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi, a Orquestra se apresenta agora interpretando grandes obras da música clássica, demonstrando, mais uma vez, sua versatilidade. Este ano a Orquestra possui, ainda, uma extensa agenda de apresentações, que ressaltam esta característica da OSBM, incluindo  concertos com o Balé Kirov, do Theatro Mairinsky, de São Petesburgo, durante a turnê brasileira do grupo, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é formada por alunos, professores e monitores que atuam no Projeto Música nas Escolas, compartilhando seu conhecimento e formando novos músicos. A OSBM tem uma formação jovem, mas de alto padrão técnico, e tem recebido excelentes comentários da crítica especializada, bem como de músicos internacionais renomados. Seus concertos são um grande sucesso de público e crítica, com cada vez mais pessoas os assistindo.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a Orquestra faz parte, teve início em 2003, mas já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.          Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
20 anos de Rio Internacional Cello Encounter
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Nilton Soares, regente
Eugene Friesen, regente e solista violoncelista
Martti Rousi, solista violoncelista

Data: 19 de agosto (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de Barra Mansa  - Praça Ponce de Leon, Centro – Barra Mansa – RJ
Programa:
Mozart CAMARGO GUARNIERI
Três Danças para Orquestra

Eugene FRIESEN
Obra a anunciar

Robert SCHUMANN
Abertura Manfredo

Anotin DVORAK
Concerto para Violoncelo em Orquestra em Si menor op. 104

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Corredor Cultural, em Barra Mansa, recebe apresentações de dança e música


Neste sábado, dia 16, de 10h às 18h, o Corredor Cultural de Barra Mansa recebe o ‘Dia da Esperança’. O evento vai contar com apresentações de ballet dos alunos do projeto Dança e Magia. “Temos muita alegria em disponibilizar esse espaço para apresentação dos alunos deste projeto, uma iniciativa que promove a socialização de crianças e jovens”, afirmou Cláudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa.

Já no domingo, dia 17, a partir das 10h, a população poderá conferir a apresentação do grupo de seresta 'Os Bambas da Velha Guarda', em parceria com a cantora barramansense Jurema Costa. Juntos, eles prestam homenagem à cantora Clara Nunes. Paralela à apresentação, acontece a tradicional feira de artesanato, a partir das 9h. Os eventos são gratuitos e a classificação é livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, Centro, em frente ao Parque Centenário.

Distrito de Amparo realiza Festa da Padroeira neste final de semana

O distrito de Amparo, em Barra Mansa, promove entre os dias 15 e 17 de agosto, a tradicional Festa da Padroeira Nossa Senhora do Amparo. Organizado pela Paróquia Nossa Senhora do Amparo, o evento conta com o apoio da prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação de Cultura e das secretarias de Saúde, Ordem Pública, Desenvolvimento Rural e Juventude, Esporte e Lazer. A festa acontece na Praça Arthur Luis Correa (Praça da Igreja) e sua programação conta com shows regionais, festival de prêmios e leilão de gado, além de missa todos os dias. A entrada é gratuita.
Segundo o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, o objetivo do evento é captar recursos para a restauração da igreja de Nossa Senhora do Amparo. "A festa da padroeira do distrito é um evento tradicional do município que, além do cunho social para a recuperação da igreja, promove a valorização das raízes culturais da localidade”, explicou.
No domingo, dia 17, acontece um almoço beneficente no casarão da igreja. Os convites, no valor de R$ 8, estão sendo vendidos no setor Nossa Senhora das Graças e na comunidade de Amparo.
Confira a programação completa da festa.
Parte Religiosa

Sexta-feira (dia 15/08)
-19h30: Missa com Padre Rafael Duque (início das Festividades da Assunção de Maria)

Sábado (dia 16/08)
- 18h: Celebração da Palavra, com Diácono José Márcio

Domingo (dia 17/08)
- 16h: Missa e Procissão com Padre Matias (participação do Setor Nossa Senhora das Graças)

Parte Social

Sexta-feira (dia 15/08)
- 20h30: Abertura da festa com o grupo Convivência da Terceira Idade de Volta Redonda (Coordenação Graça Lima) e, logo após, som com DJ.

Sábado (dia 16/08)
- 19h30: Leilão de prendas
- 23h30: Show com a banda Í9
- 02h: Show com DJ

Domingo (dia 17/08)
- 12h: Almoço no Casarão
- 13h: Leilão de gado no pátio da igreja
- 19h: Leilão de prendas
- 21h30: Show com Peter e Alan

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e violoncelistas internacionais se unem na Igreja Matriz de São Sebastião



A suavidade do violoncelo encontra a grandiosidade da OSBM para realizar um concerto envolvente e emocionante na terça-feira, dia 19 de agosto, na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, RJ. O concerto começa às 20 horas e faz parte da programação do Rio Internacional Cello Encounter, festival de música internacional, que completa 20 anos. Como todas as apresentações tanto do Rio Cello quanto da OSBM na Igreja Matriz, o concerto também tem entrada franca.
Sob a regência do maestro Nilton Soares, maestro auxiliar da OSBM, e de Eugene Friesen, maestro e violoncelista americano, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe o violoncelista finlandês Martti Rousi. Os violoncelistas junto à Orquestra interpretam obras clássicas de Camargo Guarnieri, Dvorak e Schumann, além de obras de um dos convidados da noite, Eugene Friesen, que também se destaca no cenário internacional como compositor. A noite é uma oportunidade única de se assistir a um concerto destes nomes importantes da música clássica, interpretados com maestria pela Orquestra e seus convidados.
O concerto faz parte da temporada oficial da OSBM e da programação em comemoração aos 20 anos do Rio Internacional Cello Encounter. O Festival que acontece anualmente no Rio foi o primeiro evento a convidar a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa para se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2007. Ainda com dois anos de existência, o primeiro concerto no Rio Cello foi uma das grandes oportunidades da Orquestra demonstrar sua qualidade técnica, impressionando a todos. Desde então, a Orquestra participa do Rio Cello em apresentações no Rio de Janeiro, totalmente gratuitas. Este ano, o festival inovou e trouxe a apresentação para o coração da Orquestra, a cidade de Barra Mansa.
Após uma pequena turnê com a cantora Fafá de Belém, durante o Festival Vale do Café, em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi, a Orquestra se apresenta agora interpretando grandes obras da música clássica, demonstrando, mais uma vez, sua versatilidade. Este ano a Orquestra possui, ainda, uma extensa agenda de apresentações, que ressaltam esta característica da OSBM, incluindo  concertos com o Balé Kirov, do Theatro Mairinsky, de São Petesburgo, durante a turnê brasileira do grupo, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é formada por alunos, professores e monitores que atuam no Projeto Música nas Escolas, compartilhando seu conhecimento e formando novos músicos. A OSBM tem uma formação jovem, mas de alto padrão técnico, e tem recebido excelentes comentários da crítica especializada, bem como de músicos internacionais renomados. Seus concertos são um grande sucesso de público e crítica, com cada vez mais pessoas os assistindo.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a Orquestra faz parte, teve início em 2003, mas já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.          Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
20 anos de Rio Internacional Cello Encounter
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Nilton Soares, regente
Eugene Friesen, regente e solista violoncelista
Martti Rousi, solista violoncelista

Data: 19 de agosto (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de Barra Mansa  - Praça Ponce de Leon, Centro – Barra Mansa – RJ
Programa:
Mozart CAMARGO GUARNIERI
Três Danças para Orquestra

Eugene FRIESEN
Obra a anunciar

Robert SCHUMANN
Abertura Manfredo

Anotin DVORAK
Concerto para Violoncelo em Orquestra em Si menor op. 104

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Corredor Cultural recebe diversas atrações neste final de semana


Neste sábado, dia 09, às 14h, acontecerá, em Barra Mansa, a ‘Marcha para Jesus’. O evento, realizado pelo Cobam (Conselho de Pastores de Barra Mansa), tem o apoio da Fundação de Cultura. A concentração será ao lado do Restaurante Popular, com evangelização nas praças da Bandeira, da Liberdade e Ponce de Leon, seguindo para o Corredor Cultural, onde serão realizados shows evangélicos.
No domingo, dia 10, a Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) e Sulfitness (Núcleo de Academias do Sul Fluminense), também com o apoio da Fundação de Cultura, vai realizar um evento esportivo em alusão ao Dia dos Pais.
A comemoração contará com gincana, corrida do saco e arremesso de bola envolvendo pais e filhos, divididas em duas faixas etárias: crianças de dois a oito anos e crianças de nove a 12 anos, acompanhadas dos pais. Após o término das atividades, as três melhores duplas participantes serão premiadas de acordo com a pontuação.
Segundo o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, o final de semana terá atividades para todos os estilos. “Contaremos com eventos para todos os gostos e idades. Esse é o nosso principal objetivo, poder trazer para a população, opções culturais e de entretenimento, sejam estes individuais ou para reunir a família”, falou ele. 

Azteca Clube - Em paralelo, o Moto Clube – Os Guardiões de Barra Mansa, com o apoio da Fundação de Cultura, realiza neste domingo, dia 10, de 12h às 14h, um evento em alusão ao aniversário da fundação do Moto Clube, com apresentação de grupos regionais. O evento será realizado no Azteca Clube, localizado na Rua Sebastião Colimerio, número 83, no bairro Vila Nova.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Semana de Integração Cultural Internacional de Capoeira em Barra Mansa



 O grupo Abadá Capoeira, em parceria com a Fundação de Cultura de Barra Mansa, realiza entre os dias 04 e 08 de agosto, de 8h às 17h, a Semana de Integração Cultural Internacional de Capoeira. O evento, que acontece na Gare da Estação, no Centro, conta com exposições de trabalhos realizados pelo grupo, palestras de prevenção ao uso de drogas e aulas de berimbau e capoeira.

“Nosso intuito é mostrar o valor da capoeira e a sua importância para a cidade de Barra Mansa”, explicou Luiz Carlos Rocha, o professor Pretinho, um dos responsáveis pelo grupo. Segundo ele, atualmente o Abadá Capoeira tem 1,4 mil alunos. “O grupo foi fundado há 20 anos e trabalhamos com pessoas de todas as idades", contou.

Durante o evento, estão sendo realizadas diversas apresentações de capoeira, abertas ao público, e sorteios de brindes aos participantes e espectadores das rodas. “Disponibilizamos a Gare da Estação para o evento para dar visibilidade à cultura do município e mostrar o trabalho social realizado pelo Abadá Capoeira”, ressaltou o superintendente da Fundação de Cultura, Claudio Chiesse.  

Fotos: Gabriel Borges

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza concerto no Festival de Inverno de Campos do Jordão

A programação de apresentações da Orquestra Sinfônica de Barra mansa continua intensa. Após três grandes concertos com a cantora Fafá de Belém, como solista, durante o Festival Vale do Café, a Orquestra se apresenta neste sábado no Festival de Inverno de Campos do Jordão. A apresentação acontece ao ar livre, às 12 horas, com entrada gratuita.
O concerto a céu aberto da Orquestra, tem um programa bastante clássico, incluído obras de Mozart, Tchaikovsky e Taucuchian. Como solista convidado a Orquestra recebe o pianista Flávio Varani. A apresentação acontece na Praça Capivari, localizada no Centro de Campos do Jordão, onde turistas e moradores se unem para apreciar a música de qualidade durante o Festival de Inverno da cidade.
Em sua 46ª edição, o Festival de Inverno de Campos do Jordão se consolidou como o  mais importante festival de música clássica do Brasil e da América Latina. Recebendo anualmente diversos nomes da música clássica nacional e internacional. a última terça-feira, 22 de julho, vai ficar registrada na memória dos presentes no Parque da Cidade por muito tempo. O concerto da OSBM com o pianista Flávio Varani faz parte da programação de encerramento do Festival, que termina no domingo, dia 02 de agosto.
Este ano, a OSBM ainda realiza uma série de concertos pela sua temporada oficial, na Igreja Matriz de Barra Mansa e se apresenta, também, com o Balet Kirov, durante sua turnê no Brasil.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.


Concerto da OSBM no Festival de Inverno de Campos do Jordão
Data: 02 de agosto (sábado)
Horário: 12 horas
Local: Praça Capivari – Campos do Jordão – SP
Regente: Vantoil de Souza
Solista: Flávio Varani - piano

Projeto de lei de vereador muda nome da sala de espetáculos do Parque da Cidade

De acordo com a Lei Municipal no 4289, de 16 de junho de 2014, a Sala de Espetáculos Tulhas do Café, localizada no Parque de Cidade, passou a ser denominada Professora Lourdinha Chiesse, artista plástica, pianista, professora e atriz barramansense. Segundo o vereador Ivan de Rialto, autor da lei, o nome da sala presta homenagem ao legado da professora Lourdinha Chiesse.

"Ela prestou brilhantes serviços em prol da arte e da cultura municipal", justificou o vereador, completando: "Lourdinha foi uma educadora emérita, líder e, como tal, sabia capacitar pessoas e fornecer a elas o necessário para crescimento próprio", falou o vereador, ressaltando que a aprovação do novo nome foi unânime na Câmara.
Rozan Silva, chanceler cultural da Febacla (Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes) e membro da Academia Barramansense de História (ABH), contou que recebeu com muita satisfação a notícia da homenagem à professora. "Foi seu pai, Arthur Chiesse, o fundador do Grecab, o Grêmio Cultural e Artístico Barramansense. Lourdinha foi atriz principal em muitas peças teatrais durante 25 anos. É uma homenagem merecida à uma personalidade de nossa cidade na área teatral", afirmou Rozan.
Entre muitas histórias, o professor Luiz Amaral, ex-prefeito de Barra Mansa, contou sobre a trajetória da professora Lourdinha dentro do teatro. "Eu participava como ponto de apoio dentro das peças teatrais no grêmio, para dar suporte aos artistas durante o espetáculo. Me lembro muito bem de Lourdinha e de como ela se doava à arte, além de ser uma professora muito responsável. Me recordo perfeitamente como ela amava o Grecab”, lembrou o ex-prefeito, revelando ainda que o dinheiro da venda dos ingressos das peças era usado somente para suprir as despesas do espetáculo. "O montante que sobrava era doado para instituições de caridade do município”, recordou.

O superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, afirmou ter ficado emocionado com a homenagem, que recebeu com grande surpresa. “Minha mãe viveu e respirou arte, dentro do teatro, artesanato e musicalmente, além dos serviços dentro de sala de aula, como professora de educação artística e educação física. Ela era uma artista que pode contribuir da melhor maneira possível para a cultura da cidade”, contou Cláudio Chiesse.

“A sala de espetáculo é um espaço para o desenvolvimento artístico e o seu nome representa uma personalidade de grande importância para Barra Mansa. Por isso, a homenagem realizada pelo vereador Ivan de Rialto presta também o devido reconhecimento à cultura municipal” disse o prefeito Jonas Marins, informando ainda que a inauguração do local acontecerá no dia 30 de outubro, e, a partir do dia 31 outubro, a sala receberá espetáculo aberto ao público.

Maria de Lourdes Pamplona Chiesse de Castro – Nasceu no dia 03 de junho de 1922, no município de Barra Mansa. Foi professora, artista plástica, pianista e atriz. Foi casada com Geraldo de Magella Castro, com quem teve quatro filhos: Moêma Maria Chiesse de Castro, Geraldo Magella Chiesse de Castro, Antônio Arthur Chiesse de Castro e Cláudio Eduardo Chiesse de Castro. Lecionou por mais de quatro décadas, realizou por trinta anos peças teatrais beneficentes na região, sendo atriz e presidente do Grecab (Grêmio Cultural e Artístico Barramansense). Lourdinha também foi membro fundadora do Movimento Barramansense de Expansão Cultural e membro fundadora do Grêmio Cultural e Artístico Barramansense, exercendo o cargo de presidente de 1975 até 1978. Foi também membro do clube das Domadoras dos Lions Club de Barra Mansa. Maria de Lourdes faleceu em 26 de fevereiro de 1998.

Ela recebeu durante da sua carreira o diploma de Mérito nas Artes Plásticas, conferido pela Prefeitura Municipal de Barra Mansa, dentro da 1º Mostra de Artes do Mobec. Recebeu a medalha de bronze conferida em 1982 pelo Governador Chagas Freitas, por 30 anos de serviços prestados ao Estado do Rio de Janeiro e a medalha Anchieta, conferida em 15 de outubro de 1990, pelos serviços prestados a educação no estado do Rio de Janeiro.