quinta-feira, 31 de julho de 2014

Música e artesanato são opções de entretenimento no Corredor Cultural, em Barra Mansa

Neste domingo, dia 03, a partir das 10h, o Corredor Cultural de Barra Mansa recebe mais uma edição do projeto 'Música no Parque'. A atração será a primeira apresentação do Grupo de Música Brasileira do Projeto Música nas Escolas, às 10h. O show terá como repertório músicas de frevo, forró pé de serra, MPB, entre outros. Ainda no domingo, o público pode conferir a tradicional feira de artesanato, a partir das 9h. Os eventos são gratuitos e a classificação é livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, Centro, em frente ao Parque Centenário.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Jonas Marins participa da abertura do ‘Memórias do bairro Vila Nova’

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, participou na noite desta terça-feira, dia 29, da abertura do evento ‘Memórias do bairro Vila Nova’, que comemora o aniversário de 85 anos do bairro. Promovido pela Amovin (Associação de Moradores e Amigos do bairro Vila Nova) e pelo Grupo Pró-Vila Nova, em parceria com a Fundação de Cultura, o evento segue até o dia 02 de agosto, na sede do Centro Cultural do bairro. A deputada estadual Inês Pandeló e o vereador Marcelo Borges também prestigiaram a cerimônia.

Segundo a presidente da Amovi, Fernanda Alves, o evento tem o objetivo de conservar a história do bairro, além de estimular a participação da população em torno de discussões importantes para o desenvolvimento municipal. "Estamos resgatando o passado sem nos esquecer do presente. Os moradores da Vila Nova são muito unidos e queremos permanecer assim sempre para lutar por melhorias para nosso bairro", afirmou Fernanda.

Entre as atrações do 'Memórias do bairro Vila Nova’ estão exposição de fotografias antigas, apresentações musicais, mostra cultural com trabalhos literários e musicais de artistas do bairro e exposição de artesanato, além de palestras e debates sobre educação, transporte coletivo e saúde. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

"A Vila Nova é um dos bairros mais antigos de Barra Mansa, além de ser um dos mais populosos. Em um ano e meio de mandato, conseguimos realizar obras importantes para o bairro, como a revitalização das calçadas no entorno da linha férrea e a reforma completa da Escola Municipal Júlia Varella. Em breve, vamos iniciar a reforma da unidade de saúde. Sei que muito ainda precisa ser feito no bairro, mas estamos trabalhando com afinco para trazer mais qualidade de vida à população", garantiu Jonas.

O aposentado Geraldo Prado, um dos moradores mais antigos do bairro, participou da abertura do evento. Com 92 anos, ele é intitulado pela comunidade como a 'memória viva' do bairro. "Quando cheguei à Vila Nova, havia somente quatro casas e a capela que hoje abriga o Centro Cultural. O bairro era uma grande fazenda, com plantações e criação de animais. Hoje, a Vila Nova é quase uma cidade, com comércio forte. Tenho muito orgulho de morar no bairro", afirmou o aposentado.

O Centro Cultural fica na Rua Major José Bento, 1.197, na Vila Nova. Confira a programação completa do evento:

30/07 (quarta-feira)
- 18h: Abertura do Centro Cultural Popular
- 18h15: Debate “Transporte coletivo público” (palestra com o engenheiro Wílian de Castro Junior seguida de debate com o secretário municipal de Ordem Pública Ebison Diettrich)
- 21h às 22h: Exposição cultural com apresentação de trabalhos literários e musicais de artistas locais e regionais

31/07 (quinta-feira)
- 18h: Abertura do Centro Cultural Popular
- 18h15: Debate “Educação pública” (palestra seguida de debate com a secretária municipal de Educação Luzia Melchiades)
- 21h às 22h: Exposição cultural com apresentação de trabalhos literários e musicais de artistas locais e regionais

01/08 (sexta-feira)
- 18h: Abertura do Centro Cultural Popular
- 18h15: Debate “Saúde Pública” (palestra com Dr.ª Sueli Batista seguida de debate com o secretário municipal de Saúde Jonathan Aguiar)
- 21h às 22h: Exposição cultural com apresentação de trabalhos literários e musicais de artistas locais e regionais

02/08 (sábado)
- 18h: Abertura do Centro Cultural Popular
- 18h15: Encerramento com entrega de medalhas às dez famílias mais antigas que colaboraram para o desenvolvimento do bairro
- 22h: Encerramento do evento com queima de fogos

2o Barra Mansa Rock Festival: datas e horários alterados

A segunda edição do Barra Mansa Rock Festival, promovido pela Fundação de Cultura, teve a data e horário alterados. O evento acontecerá no sábado, dia 30 de agosto, de 18h a 01h, e no domingo, dia 31 agosto, de 16h a 01h, no Parque da Cidade, no Centro. "Este ano, a festa terá o encontro da música clássica com o rock, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Também vamos ter pista de skate liberada e slackline”, contou o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse.

Os interessados em participar do processo seletivo devem comparecer à Fundação de Cultura até o dia 04 de agosto, no terceiro andar do centro administrativo da prefeitura (Rua Luiz Ponce, no 263, Centro), portando um CD com o material da banda, com áudio ou vídeo em boa qualidade; mapa de palco do show e telefone para contato, além de cópia de documentos pessoais de todos os componentes da banda (RG e CPF).

A expectativa da organização é que, este ano, o evento atraia um público de cinco mil pessoas. “A festa contará com praça de alimentação e segurança reforçada para a tranquilidade dos participantes. Outro quesito que nos preocupava e que já foi solicitado são os horários extras de ônibus para suprir a necessidade do público”, finalizou Chiesse.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Projeto ‘Canta BM Gospel’ acontece no Corredor Cultural



Nesta segunda-feira, dia 28, a população de Barra Mansa poderá participar da primeira edição do projeto ‘Canta BM Gospel’, das 18h às 22h, no Corredor Cultural. O evento, realizado pelo Conselho de Pastores de Barra Mansa (Copebam) em parceria com a Fundação de Cultura, conta com apresentações de shows regionais de grupos e bandas gospel. O evento é gratuito e a classificação é livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário. 

Programação:

-18h30: Abertura com Pastor José Edson
-19h: show com Igreja Metodista Wesleyana do Nove Esperança
- 19h30: show com Ministério de Louvor Igreja Presbiteriana Viva Central
- 20h: show com Equipe de Louvor da Assembleia de Deus do Ano Bom
- 20h20: Leitura da palavra pelo Evangelista Abimael Marcelino
- 20h45: show com Igreja Metodista Central
- 21h: show com Ministério Adoradores de Cristo – Assembleia de Madureira
- 21h35: show com Ministério Thasiana e Banda
- 22h: Encerramento

Exposição de motos no Corredor Cultural comemora Dia Nacional do Motociclista




O Corredor Cultural de Barra Mansa recebeu neste domingo, dia 27, uma exposição de motos Harley Davidson. O evento - promovido pelo grupo On the Road, com o apoio da Fundação de Cultura - reuniu apaixonados por motocicletas que puderam ver de perto cerca de 30 modelos da lendária marca americana. A exposição, que comemorou o Dia Nacional do Motociclista, contou com apresentação da Banda Sinfônica Juvenil do projeto Música nas Escolas e da banda Vitrine, que fez um show com repertório de clássicos do rock nacional e internacional.

"As Harley Davidson são as motos mais antigas do mundo. Tenho paixão pela sonoridade da moto, é música para meus ouvidos. Elas nos transmitem uma sensação de liberdade e prazer inexplicável. Só quem tem uma sabe do que estou falando", contou o médico Ricardo Myrrha, que pilota uma Harley Davidson há 10 anos. Ele foi ao encontro acompanhado da esposa, a arquiteta Hilmara Myrrha, e da filha Cléo Machado Myrrha, de 12 anos. "Desde bem pequena ando com meus pais e sou apaixonada por motos. Não vejo a hora de poder ter a minha própria Harley Davidson", revelou a estudante.

A fisioterapeuta Kênia Souza de Lima, moradora do bairro Santa Maria II, foi até o Corredor Cultural para ver de perto os modelos. "Sou apaixonada por motos e as Harley Davidson expostas são incríveis. Tenho uma moto pequena e meu sonho é ter uma dessas", afirmou a fisioterapeuta, elogiando a realização do evento no Corredor Cultural. "O espaço é de todas as tribos e muito agradável para toda a família", opinou.

Barra Mansa Rock Festival - Seguem abertas até o dia 04 de agosto, as inscrições para a segunda edição do Barra Mansa Rock Festival, promovido pela Fundação de Cultura. Os interessados em participar do processo seletivo devem comparecer à Fundação de Cultura, no terceiro andar do centro administrativo da prefeitura (Rua Luiz Ponce, no 263, Centro) portando um CD com o material da banda, com áudio ou vídeo em boa qualidade; mapa de palco do show e telefone para contato, além de cópia de documentos pessoais de todos os componentes da banda (RG e CPF).

O Barra Mansa Rock Festival está previsto para acontecer nos dias 23 e 24 de agosto, das 19h a 01h, no Parque da Cidade. “Só poderão participar bandas que sejam de Barra Mansa. É a nossa forma de fomentar a cultura municipal e dar oportunidade aos grupos da cidade”, informou Cláudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura.

A expectativa da organização é que, este ano, o evento atraia um público de cinco mil pessoas. “A festa contará com praça de alimentação e segurança reforçada para a tranquilidade dos participantes. Outro quesito que nos preocupava e que já foi solicitado são os horários extras de ônibus para suprir a necessidade do público”, finalizou Chiesse.

Fotos: Gabriel Borges

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Barra Mansa recebe exposição de motos Harley Davidson

O Corredor Cultural de Barra Mansa recebe neste domingo, dia 27, exposição de motos da marca Harley Davidson. O evento - promovido pelo grupo On the Road, com apoio da Fundação de Cultura -  vai reunir aproximadamente 35 motocicletas da lendária marca americana. A Banda Sinfônica Juvenil do Projeto Música nas Escolas se apresenta a partir das 10h. Em seguida, a banda Vitrine faz show com repertório de clássicos do rock nacional e internacional. A entrada é franca e o evento tem classificação livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

‘Memórias do bairro Vila Nova’ celebra aniversário de 85 anos da comunidade


Em comemoração ao aniversário de 85 anos do bairro Vila Nova, a Amovin (Associação de Moradores e Amigos do bairro Vila Nova), em parceria com a Fundação de Cultura de Barra Mansa, realiza entre os dias 29 de julho e 02 agosto, o evento ‘Memórias do bairro Vila Nova’. Entre as atrações estão exposição de fotografias, apresentações musicais, mostra cultural, com trabalhos literários e musicais de artistas do bairro e região, além de palestras e debates sobre educação, transporte coletivo e saúde.
"O evento pretende conservar a história do bairro, além de estimular a participação da população em torno de discussões importantes para o desenvolvimento municipal. A Vila Nova é um dos bairros mais antigos de Barra Mansa e essa iniciativa é muito relevante para a que história do bairro não se perca no tempo", comentou Cláudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura.
As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Confira a programação.

29/07 (terça-feira)
-18h: Abertura oficial
- 19h30: Visita aos estandes “Retrato das décadas vividas pelo bairro”
- 20h: Apresentação musical com artistas regionais

30/07 (quarta-feira)
- 18h: Abertura do Centro Cultural Popular
- 18h15: Debate “Transporte coletivo público” (palestra com o engenheiro Wílian de Castro Junior seguida de debate com o secretário municipal de Ordem Pública Ebison Diettrich)
- 21h às 22h: Exposição cultural com apresentação de trabalhos literários e musicais de artistas locais e regionais

31/07 (quinta-feira)

- 18h: Abertura do Centro Cultural Popular
- 18h15: Debate “Educação pública” (palestra seguida de debate com a secretária municipal de Educação Luzia Melchiades)
- 21h às 22h: Exposição cultural com apresentação de trabalhos literários e musicais de artistas locais e regionais

01/08 (sexta-feira)

- 18h: Abertura do Centro Cultural Popular
- 18h15: Debate “Saúde Pública” (palestra com Dr.ª Sueli Batista seguida de debate com o secretário municipal de Saúde Jonathan Aguiar)
- 21h às 22h: Exposição cultural com apresentação de trabalhos literários e musicais de artistas locais e regionais

02/08 (sábado)

- 18h: Abertura do Centro Cultural Popular
- 18h15: Encerramento com entrega de medalhas às dez famílias mais antigas que colaboraram para o desenvolvimento do bairro
- 22h: Encerramento do evento com queima de fogos

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Fafá de Belém e OSBM realizam espetáculo emocionante e vibrante em Barra Mansa



A noite da última terça-feira, 22 de julho, vai ficar registrada na memória dos presentes no Parque da Cidade por muito tempo. Quem esteve presente ao show de Fafá de Belém com a OSBM, realizado pelo Festival Vale do Café, teve a oportunidade de assistir a um espetáculo único. Cantora e orquestra estavam em grande sintonia, contagiando a plateia.
O espetáculo começou com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa fazendo homenagem ao Maestro Guerra Peixe, um dos maiores compositores do país e que completaria seu centenário este ano. A Orquestra interpretou Mourão, obra do Maestro, que representa sua história.
Após o solo da Orquestra, a cantora Fafá de Belém subiu ao palco, cantando Marina. A música faz parte da obra de Dorival Caymmi, principal homenageado do show, também pelo seu centenário, comemorado este ano. Como Fafá ressaltou durante o show, ela e a Orquestra buscaram músicas que representassem a vasta obra de Caymmi, que valorizava a brasilidade característica principal do compositor. Obra esta que renderia mais uns três shows, como mesmo disse a cantora. Da obra de Caymmi ainda foram interpretadas Vatapá, Suíte dos Pescadores, Peguei o Ita do Norte, Só Louco,  fazendo a plateia relembrar este grande nome da música brasileira e cantar junto.
Em seguida à homenagem a Caymmi, Orquestra e Fafá interpretaram sucessos na voz da cantora. A primeira música foi Coração de Estudante, que a cantora dedicou aos jovens músicos da Orquestra, que representam a juventude que luta pelo melhor. Fafá aproveitou para parabenizar o trabalho da Orquestra “Parabéns a Barra Mansa por este projeto, que vem se renovando, trazendo e mandando para o mundo meninos que dedicam a vida à musica. Sem base e profundidade, não se chega a lugar nenhum. E este não é o caso dos meninos daqui, que levam o nome de Barra Mansa para o mundo e trazendo os olhares do mundo para Barra Mansa.”
Orquestra e Fafá ainda interpretaram outros sucessos da cantora: Foi Assim, Nuvem de Lágrima, encerrando com Vermelho. A plateia cantou junto com os artistas da noite, alguns ainda ensaiaram uma dança. Ao final do show, os presentes em uníssono pediram “bis”. E tiveram seu pedido atendido, Fafá de Belém voltou ao palco e junto com a Orquestra e a plateia cantou novamente Nuvem de Lágrimas.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Artesãs de Barra Mansa participam da 16ª edição da Flumisul


Na tarde desta terça-feira, dia 22, dezenove artesãs de Barra Mansa se reuniram para acertar os detalhes finais da participação do grupo na 16ª edição da Flumisul (Feira de Negócios do Sul Fluminense), que acontece entre os dias 23 e 27 de julho, no Parque da Cidade. Elas vão expor e comercializar centenas de produtos artesanais, como bonecas, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira, entre outros.

"Cedemos um espaço gratuito para as artesãs na Flumisul, visando que o trabalho delas seja ainda mais conhecido na cidade. Elas são muito criativas e priorizam sempre a qualidade nos trabalhos", comentou o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse. Ele ressaltou que todo segundo sábado de cada mês, o grupo de artesãs expõe na Gare de Estação, no Centro. "Elas também expõe durante a segunda sexta-feira do mês, na Praça da Matriz. Nosso intuito agora é incluir o artesanato pelo menos um domingo do mês na feira da Vila Nova”, informou Chiesse.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Intercâmbio de alunos de capoeira traz franceses a Barra Mansa



O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, recebeu na tarde desta terça-feira, dia 22, em seu gabinete, um grupo de estudantes franceses de capoeira. Eles fazem parte do projeto de intercâmbio do Abadá Capoeira, que há 12 anos traz estudantes franceses para conhecer o Brasil, país onde surgiu o esporte. Para o mestre francês Willy Lavastre, o intercâmbio tem sido positivo para o desenvolvimento dos alunos. “Não estamos aqui para mostrar nossa capoeira, pois isso vocês já sabem até melhor que a gente. Queremos mostrar a importância que a capoeira tem em nossas vidas”, disse Lavastre.

Para o responsável do grupo Abadá-Capoeira, Luis Carlos Rocha, o mestre Pretinho, trazer pessoas para conhecer não apenas o Brasil, mas a cidade onde ele nasceu, por meio do esporte, é a realização de um sonho antigo. “Faço questão de mostrar minha cidade para os alunos estrangeiros. Não temos praia, não temos o Cristo Redentor, mas temos nossas belezas e também profissionais extremamente qualificados”, salientou Pretinho.

O prefeito Jonas Marins aproveitou para convidar o grupo, que fica até sexta-feira na cidade, para realizar uma apresentação na Flumisul (Feira de Negócios do Sul Fluminense). “É um de nossos principais eventos e será uma honra termos o Abadá Capoeira e o Batukavi (grupo francês) se apresentado na feira”, concluiu Jonas.

A apresentação dos grupos será na quinta-feira, dia 24, às 18 horas, no espaço da Semana da Moda.

Foto: Sergio Fortuna

Projeto Música nas Escolas anima a Flumisul com qualidade e diversidade musical



Cinco grupos do Projeto Música nas Escolas se apresentam durante a Feira de Negócios do Sul Fluminense – Flumisul, que ocorre entre os dias 23 e 27 de julho, no Parque da Cidade de Barra Mansa. As apresentações acontecem em horários distintos e buscam agradar todo o público presente com sua diversidade sonora. A feira tem entrada gratuita.
A abertura da Flumisul, dia 23 de julho, às 16h, terá a Banda Sinfônica mostrando sua força acústica e ecletismo, tocando o mais variado repertório. O encerramento da Feira será ao som de muita música brasileira, com o Grupo de Música Brasileira, um dos grupos mais recentes do Projeto, no domingo, dia 27 de julho, às 19 horas.
Na quinta-feira, dia 24 de julho, será a vez da Camerata de Cordas Juvenil, formada por jovens músicos,  mostrar sua capacidade musical. O Quarteto de Cordas faz sua apresentação na sexta-feira, dia 25. E no sábado, dia 26 de julho, a Orquestra de Jazz coloca todo mundo para dançar e se animar ao som do jazz. Estas apresentações acontecem às 19 horas.
Os grupos do Projeto Música nas Escolas são formados por alunos de escolas municipais de Barra Mansa, atendidos pelo Projeto com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Os alunos que se destacam durante as aulas de instrumentos são chamados a fazerem parte dos grupos do Projeto, se tornando muitas vezes professores de música. Desta forma, o Projeto Música nas Escolas não apenas promove a educação musical, como também realiza um processo de desenvolvimento social em Barra Mansa.
Desde o início, em 2003, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Apresentações na Flumisul:

Banda Sinfônica
Data: 23 de julho (quarta-feira)
Horário: 16 horas

Camerata de Cordas Juvenil
Data: 24 de julho (quinta-feira)
Horário: 19 horas

Quarteto de Cordas
Data: 25 de julho (sexta-feira)
Horário: 19 horas

Orquestra de Jazz
Data: 26 de julho (sábado)
Horário: 19 horas

Grupo de Música Brasileira
Data: 27 de julho (domingo)
Horário: 19 horas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Escambo Cultural reúne jovens de Barra Mansa




A Fundação de Cultura de Barra Mansa, em parceria com a Associação Cultural Coletivo Quilombo Moderno, promoveu neste sábado, dia 19, o Escambo Cultural. O evento gratuito aconteceu no Corredor Cultural, que fica ao lado do Parque Centenário, no Centro, de 13h até 22h.  O intuito foi reunir as mais diversas tribos do município em um evento pacífico e de diversidade cultural. “Um espaço democrático, onde cada um pode mostrar seu talento artístico e descobrir também novas culturas”, analisou o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Claudio Chiesse.

Skatistas do município fizeram apresentação overall em uma pista montada especialmente para o evento. Artistas de grafitti realizaram exposição de quadros e a Fundação de Cultura, por meio da biblioteca municipal, também fez doação de livros para escambo. “Uma iniciativa muito boa essa troca de informações e literatura. A pessoa pode trazer um livro que já leu, deixar aqui e pegar outro. É uma ideia ótima para os apaixonados por livros, como eu”, disse a estudante Giovana Assis.

A diversidade também foi apresentada em ritmos musicais. Duas bandas de rock, três de rap e uma de raggae se apresentaram. Os shows tiveram início as 17h30 e atraíram dezenas de jovens. As bandas que se apresentaram foram Motosserra, Chei di Odio, Na Brisa, Jessy Rap, R93 e Navegantes. “Acho que temos que apoiar as bandas do nosso município. Esse espaço que está sendo aberto para as bandas de Barra Mansa é muito importante para o nosso cenário musical”, comentou a guitarrista Ana Lydia Plácido.

Para o responsável pela Associação Cultural Coletivo Quilombo Moderno, Thiago Ribeiro, a realização do evento é a concretização da democracia cultural no município. “Há anos buscávamos esse espaço. É importante sair do cenário de boates e vir para um local aberto, de dia, sem bebidas alcoólicas. A intenção é buscar uma diversão mais cultural e mostrar a quem passar por aqui que não é preciso ter preconceito porque nos vestimos diferente, porque gostamos de coisas diferentes de muitos de nossos pais”, acrescentou.

O webdesigner Thiago Bueno anda de skate há 16 anos e garante que um evento como o realizado no Corredor Cultural abre portas para o fim do preconceito. “Muita gente acha que porque andamos de skate pelas ruas somos marginais. Não é verdade, estamos praticando um esporte e também cuidando do meio ambiente, pois o skate é muito válido como meio de transporte também”, ressaltou.

Segundo Chiesse, a intenção da Fundação de Cultura é realizar o Escambo Cultural a cada 2 meses. “O Corredor Cultural está aqui para isso. Proporcionar espaço para todas as tribos. Quem quiser se divertir, apresentar também seu trabalho e realizar esse escambo, essa integração de culturas, será muito bem acolhido”, concluiu o superintendente.

Música no Parque – No domingo, dia 20, o Corredor Cultural, por meio do projeto da Fundação de Cuultura, Música no Parque, recebeu apresentação da Banda de São Sebastião, às 10h30. Em seguinda, a cantora Adriana Matos apresentou o melhor da MPB. Mesmo com o frio, dezenas de pessoas compareceram ao evento, que já se tornou tradição aos domingos.

Fotos: Sergio Fortuna

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Fafá de Belém prestam homenagem ao centenário de Dorival Caymmi durante o Festival Vale do Café

           


          A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se une à cantora Fafá de Belém para homenagear o centenário de Dorival Caymmi, em três apresentações, durante o Festival Vale do Café. A baianidade de Caymmi, a força de Fafá e a versatilidade da OSBM se misturam para um espetáculo único que percorrerá Barra Mansa, Resende e Piraí. 
O primeiro concerto acontece na terça-feira, dia 22 de julho, no Parque da Cidade, em Barra Mansa. Em seguida, na quarta-feira, dia 23 de julho, Resende recebe o espetáculo no Teatro da AMAN. Para finalizar a pequena temporada, no dia 25 de julho, sexta-feira, o concerto acontece no Parque de Sant´Anna, em Piraí. As apresentações nas três localidades começam às 20 horas e tem entrada gratuita.
Este é o quinto ano consecutivo que a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta no Festival Vale do Café acompanhada de um grande nome da música brasileira e reverenciando nosso extenso repertório. Em 2010, a primeira apresentação foi com Leo Gandelman; em 2011, a OSBM se apresentou com Ivan Lins; em 2012 foi a vez de Elba Ramalho e em 2013 a Orquestra foi acompanhada de João Bosco.
O repertório do concerto está recheado de sucessos de Caymmi, mas também de Fafá de Belém. “Nuvem de Lágrimas”  e “Vermelho”, grandes sucessos na voz da cantora estão no repertório. Para representar o vasto repertório de Caymmi foram selecionados alguns clássicos como “Maracangalha”, “Sábado em Copacabana” e “Suíte dos Pescadores”, entre outros. A música “Peguei o Ita no Norte”, que fala de um paraense que deixa Belém do Pará e vai para o Rio, assim como Fafá de Belém, e que já foi gravada pela cantora, também não ficou de fora.
Para finalizar, a Orquestra ainda presta homenagem a outro centenário importante comemorado este ano, o do Maestro César Guerra Peixe, um dos mais importantes maestros e compositores da música brasileira. A OSBM interpreta em sua homenagem a obra “Mourão”.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Concertos da OSBM com a cantora Fafá de Belém
Data: 22 de julho (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Parque da Cidade – Barra Mansa

Data: 23 de julho (quarta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Teatro da AMAN – Resende

Data: 25 de julho (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Praça de Sant´Anna – Piraí

Programa:
Só Louco
Vermelho
Nuvem de Lágrima
Maracangalha
Peguei o Ita no Norte
Suíte dos Pescadores
Sábado em Copacabana
Marina
Foi Assim
Coração de Estudante
           Mourão

Inscrições para a segunda edição do Barra Mansa Rock Festival estão abertas

A segunda edição do Barra Mansa Rock Festival, promovido pela Fundação de Cultura, abriu as inscrições nesta sexta-feira, dia 18, e vai até segunda-feira, dia 04 de agosto. Os interessados em participar do processo seletivo devem comparecer à Fundação de Cultura, no terceiro andar, localizado no Centro Administrativo (Luiz Ponce, número 263 – Centro - Barra Mansa), portando um CD com o material da banda, sendo áudio ou vídeo, em boa qualidade; mapa de palco do show; telefone para contato; além de documentos pessoais de todos os componentes da banda, como documento de identidade e CPF.

O Barra Mansa Rock Festival está previsto para acontecer nos dias 23 e 24 de agosto, de 19h a 01h, no Parque da Cidade. “É importante que as bandas sejam de Barra Mansa. É a nossa forma de fomentar a cultura municipal e dar oportunidade aos grupos da cidade”, informou um dos idealizadores do festival, Flávio Augusto Nunes, o Guto, explicando ainda que não descarta a possibilidade de convites a outras bandas para a participação do evento.

A expectativa da organização é que, este ano, o evento atraia um público de cinco mil pessoas. “A festa contará com praça de alimentação e segurança reforçada, para a tranquilidade dos participantes. Outro quesito que nos preocupava, e que já foi solicitado, são os horários extras de ônibus para suprir a necessidade do público”, afirmou o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

‘Sanduba Delivery’ no Teatro de Rua em Barra Mansa

A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, realiza em parceria com o Sesc Barra Mansa, o evento Teatro de Rua, que, desta vez, traz a peça Sanduba Delivery. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 18, as 18h30, na Rua do Lazer, localizada entre a Avenida Joaquim Leite e a Rua São Sebastião.

A peça traz o palhaço interpretado por Duba Becker, que chega com sua bicicleta acrobática para fazer entregas. No cardápio, o palhaço executa dez números circenses divididos em entrada, prato principal, sobremesa e cafezinho. O número conta com a participação do público, que é convidado a fazer os pedidos para o entregador. O evento é gratuito, com tempo estimado em 50 minutos e a classificação é livre.

Barra Mansa promove Escambo Cultural no sábado, dia 19

A Fundação de Cultura de Barra Mansa, em parceria com a Associação Cultural Coletivo Quilombo Moderno, promove no sábado, dia 19, o Escambo Cultural, de 13h às 22h. Durante o evento, que é gratuito, haverá shows com as bandas Motosserra, Chei di Odio, Na Brisa, Jessy Rap, R93 e Navegantes, além de apresentações de danças, demonstrações de grafitti, pista de skate liberada, slackline e demo dos skatistas da Overall.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Frederick Portilho, músico da OSBM e monitor no Projeto Música nas Escolas, participa de Festival de Música na Áustria

          O spalla da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e monitor no Projeto Música nas Escolas, Frederick Portilho, participa do Festival de Música de Câmara, em Irdning, na  Áustria. O violinista é o único brasileiro entre 35 jovens do mundo inteiro que participam do Festival.
Durante o Festival, Frederick terá aulas com o primeiro violino da Orquestra Sinfônica de Viena, considerada uma das melhores do mundo. O curso acontece em período integral, com aulas de manhã e a tarde e apresentações à noite.
Frederick faz parte do Projeto desde o início em 2003 e desde então vem se aperfeiçoando. Com esta nova experiência, o músico traz novos conhecimentos para compartilhar com seus alunos do Projeto e aperfeiçoar seu trabalho na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. O músico embarcou para Viena na última terça-feira, dia 15 de julho, e retorna dia 29 de julho.
O Diretor Artístico do Projeto, Vantoil de Souza, declarou estar muito satisfeito por mais um jovem do Projeto ter oportunidade de buscar conhecimentos no exterior: "Já mandamos jovens para a Alemanha, Estados Unidos, Israel e, agora, Áustria. Cada um traz experiência para compartilhar com outros alunos e isso contribui para o crescimento do Projeto".
O Projeto Música nas Escolas atende toda a rede municipal de educação de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desta forma, o Projeto Música nas Escolas não apenas promove a educação musical, como também realiza um processo de desenvolvimento social em Barra Mansa.
Desde o início, em 2003, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Ballet Imperial: espetáculo de dança leva dezenas de pessoas ao Corredor Cultural


O Corredor Cultural de Barra Mansa foi palco na noite desta quarta-feira, dia 16, do espetáculo de dança 'As princesas bailarinas', do projeto Ballet Imperial. Cerca de 50 alunas, com idade entre três e 11 anos, apresentaram dez coreografias ao som de temas de filmes da Disney, como 'Frozen' e 'A Bela e a Fera'. O evento gratuito foi realizado pela JS Produtora, com o apoio da Fundação de Cultura.

A auxiliar administrativa Ana Elisa Terra, moradora do bairro Piteiras, prestigiou o evento e elogiou a iniciativa do espetáculo no Corredor Cultural. "Sempre que possível compareço aos shows no local e fui surpreendida por essa apresentação de dança. Estava tudo muito bonito e delicado, as pequenas bailarinas deram um show", comentou Ana Elisa.

Na sexta-feira, dia 18, o cantor e compositor Caio Vinícius faz o lançamento do seu primeiro CD no Corredor Cultural, ao lado de bandas e cantores evangélicos da região, das 18h às 22h. O evento também é produzido pela JS Produtora, com o apoio da Fundação de Cultura. O evento é gratuito, com classificação livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, Centro, em frente ao Parque Centenário.

Fotos: Gabriel Borges

Barra Mansa tem opções de entretenimento no Corredor Cultural

O Corredor Cultural de Barra Mansa sedia nesta quarta-feira, dia 16, a partir das 18h, apresentação do 'Ballet Imperial'. O evento é uma realização da JS Produtora, com o apoio da Fundação de Cultura. Aproximadamente 50 dançarinos, entre crianças e adolescentes beneficiados pelo projeto, executarão coreografias de balé clássico acompanhados dos professores.

Na sexta-feira, dia 18, o cantor e compositor Caio Vinícius faz o lançamento do seu primeiro CD no Corredor Cultural, ao lado de bandas e cantores evangélicos da região, das 18h às 22h. O evento também é produzido pela JS Produtora, com o apoio da Fundação de Cultura. "Este evento destaca o comprometimento e apoio da Fundação de Cultura aos artistas da região”, destacou Cláudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa.

Dia 19, sábado, a Associação Cultural Coletivo Quilombo Moderno, também com o apoio da Fundação de Cultura, realiza o Escambo Cultural, de 13h às 22h. O evento contará com shows das bandas Motosserra, Chei di Odio, Na Brisa, Jessy Rap, R93 e Navegantes, além de apresentações de danças, demonstrações de grafitti, pista de skate liberada, slackline e demo dos skatistas da Overall.

Para finalizar a agenda cultural de Barra Mansa, no domingo, dia 20, o Corredor Cultural recebe a apresentação da Banda de São Sebastião, a partir das 10h30. Em seguida, a cantora Adriana Matos traz vasto repertório de MPB. As apresentações fazem parte do projeto Música no Parque, idealizado pela Fundação de Cultura.

Todos os eventos são gratuitos, com classificação livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, Centro, em frente ao Parque Centenário.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Grupos do Projeto Música nas Escolas se apresentam durante o Festival Vale do Café


O Projeto Música nas Escolas participa, pelo sétimo ano seguido, do Festival Vale do Café com apresentações de seus grupos. O primeiro  grupo do Projeto a se apresentar na edição deste ano do Festival será o Octeto de Metais. A apresentação acontece em Paty dos Alferes, no Centro Cultural Maestro José Figueira, às 18 horas, no dia 16 de julho, quarta-feira. O grupo encerrou o 11º Festival Vale do Café, realizado em 2013. Durante o Festival seis grupos do Projeto irão se apresentar em nove cidades da região Sul Fluminense.
Além do Octeto de Metais se apresentam, ainda, a Camerata de Cordas Juvenil, a Orquestra de Jazz, o Grupo de Música Brasileira, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e a Banda Sinfônica. As apresentações acontecem em praças, teatros e igrejas de Paty dos Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Rio das Flores, Barra Mansa, Resende e Piraí. Todas as apresentações tem entrada gratuita para garantir à população o acesso ao melhor da música, em vários estilos.
Durante o Festival Vale do Café a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza três concertos com a cantora Fafá de Belém. O concerto será em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi e acontece em Barra Mansa, Resende e Piraí, nos dias 22, 23 e 25 de julho, também com entrada gratuita. A OSBM já se apresentou com outros grandes nomes da música brasileira, durante o Festival: Leo Gandelman, Ivan Lins, Elba Ramalho e João Bosco.
O Festival Vale do Café teve início em 2003 como uma forma de valorizar, através da arte, principalmente da música, a região que foi tão importante para o país economicamente por ser produtora de café. Desde o início, o Festival realiza diversos concertos e apresentações musicais em locais que fazem parte da história da região do Vale do Café. Este ano o Festival  acontece entre os dias 7 e 27 de julho e tem o centenário de Dorival Caymmi como tema.
Os grupos do Projeto Música nas Escolas são formados por alunos de escolas municipais de Barra Mansa, atendidos pelo Projeto com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Os alunos que se destacam durante as aulas de instrumentos são chamados a fazerem parte dos grupos do Projeto, se tornando muitas vezes professores de música. Desta forma, o Projeto Música nas Escolas não apenas promove a educação musical, como também realiza um processo de desenvolvimento social em Barra Mansa.
Desde o início, em 2003, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Apresentações no Festival Vale do Café:

Concerto do Octeto de Metais
Data: 16 de julho (quarta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Centro Cultural Maestro José Fiqueira- Paty dos Alferes

Apresentação da Camerata de Cordas Juvenil
Data: 19 de julho (sábado)
Horário: 20 horas
Local: Centro Cultural Jandira Telles Pragana – Miguel Pereira

Concerto da Orquestra de Jazz
Data: 20 de julho (domingo)
Horário: 11 horas
Local: Igreja Matriz São João Batista – Eng. Paulo de Frontin

Apresentação do Grupo de Música Brasileira
Data: 20 de julho (domingo)
Horário: 11 horas
Local: Praça Dr. João Nery – Mendes

Apresentação da Camerata de Cordas Juvenil
Data: 21 de julho (segunda-feira)
Horário: 19 horas
Local: Centro Cultural P. Antônio P. Leão – Rio das Flores

Concertos da OSBM com a cantora Fafá de Belém
Data: 22 de julho (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Parque da Cidade – Barra Mansa

Data: 23 de julho (quarta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Teatro da AMAN – Resende

Data: 25 de julho (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Praça de Sant´Anna – Piraí

Concerto da Banda Sinfônica
Data: 24 de julho (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Catedral Nossa Senhora da Glória – Valença