segunda-feira, 28 de abril de 2014

Banda Sinfônica realiza concerto no Sesc de Barra Mansa

O SESC de Barra Mansa recebe na quinta-feira, dia 30 de abril, a Banda Sinfônica Juvenil, do Projeto Música nas Escolas, para um grande concerto, a partir das 19h30. O evento tem entrada gratuita, para que todos aqueles que se interessam por boa música tenham a oportunidade de participar.
O repertório executado pela Banda será o mesmo que vem apresentando em suas últimas apresentações, entretanto, com algumas surpresas, para impressionar o público. Por exemplo, na apresentação no Corredor Cultural, a Banda surpreendeu os presentes tocando temas tão distintos quanto uma coletânea de Super Heróis e músicas de Jorge Ben Jor e Michael Jackson.
Os músicos da Banda Sinfônica Juvenil são alunos de escolas municipais de Barra Mansa, que se dividem tocando: flauta, oboé, clarinete, fagote, trompete, trompa, trombone e percussão. Atualmente a Banda possui 36 integrantes, entre 9 e 17 anos.
Com este evento, a Banda Sinfônica Juvenil encerra seu cronograma de apresentações no mês de abril, que começou no Corredor Cultural de Barra Mansa e teve, ainda, uma participação no Programa Sopão com Música, na Fundação Esperança, também em Barra Mansa.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto da Banda Sinfônica Juvenil
Data: 30 de abril (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: SESC Barra Mansa – Rua Tenente José Eduardo, 560, Ano Bom – Barra Mansa – RJ 


Barra Mansa sedia 1° Encontro de Fuscas e Derivados

O município de Barra Mansa sediou na manhã deste domingo, dia 27, o 1° Encontro de Fuscas e Derivados. Promovido pela Fundação de Cultura, em parceria com o VW Clube, o evento aconteceu no Corredor Cultural, em frente ao Parque da Preguiça, e atraiu centenas de pessoas. Quarenta e dois veículos, de várias cidades da região, entre elas Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Resende, além de Bananal (SP), participaram do encontro. Além de fuscas, o evento contou com a participação de uma Kombi e uma Variant.

“O evento foi um sucesso e superou nossas expectativas. O número de veículos participando foi quase o dobro, alguns veículos ficaram, inclusive, nas ruas próximas porque não coube. Para o próximo vamos ter que disponibilizar mais espaço”, informou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse. Segundo ele, a intenção da Fundação de Cultura é realizar também em breve um encontro só de carros antigos e outro de Harley-Davidson, para os amantes desses veículos.  

De acordo com Frederico Andrade, membro do VW Clube e um dos idealizadores do evento, a intenção é que o encontro aconteça uma vez por mês em Barra Mansa. “Todo primeiro domingo do mês já nos reunimos em Volta Redonda, onde contamos com a participação de cerca de 40 veículos. Agora estamos querendo promover esse encontro em Barra Mansa também, em parceria com a prefeitura, e já estamos conversando para que isso aconteça”, informou.

O engenheiro mecânico Rodrigo Noronha, proprietário do veículo mais antigo no encontro, um fusca ano 1953, fabricado na Alemanha, aprovou o evento e espera que ele continue. “Já participo em Volta Redonda e se tiver em Barra Mansa também participarei todo mês. É uma forma de reunir as pessoas que amam esse veículo e também para divulgar o fusca, que é um carro que todo mundo gosta”, disse, contando que comprou seu fusca há sete anos por R$ 400,00 e já investiu R$ 35 mil no veículo. “Essa paixão é de família e começou na oficina do meu pai, onde vi muitos fuscas”, frisou.

Única mulher no encontro, a dona de casa Alaide de Araújo Portugal Martins também já fez um bom investimento em seu fusca, ano 1972. “Uma das mudanças foi pintá-lo de outro tom de verde. Também troquei as rodas e customizei todo interior. Meu sonho agora é colocar um ar condicionado nele”, contou. Sobre o evento, assim como Rodrigo a dona de casa aprovou: “A localização de Barra Mansa é ótima e a estrutura oferecida foi excelente. Vou participar sempre que tiver”.

O restaurador de móveis Francisco José Alves da Costa, que também é apaixonado pelo veículo e tem um fusca 1974, aproveitou para levar o filho e o sobrinho no evento. “Nunca vi tantos fuscas antigos como os que participaram do encontro. A prefeitura está de parabéns de realizar o evento, pois é uma oportunidade de conhecermos essas relíquias”, comentou. O filho Vitor, de 11 anos, concordou com o pai. “Adorei, pois amo o fusca. Quando eu puder dirigir quero ter um também”, disse o menino.

Além da exposição dos veículos, os membros do VW Clube sairão em carreata, percorrendo as principais ruas do Centro e do bairro Ano Bom. A Guarda Municipal deu apoio aos motoristas durante a carreata. 
Projeto Dança e Magia também foi atração

Música – O domingo também foi de música e dança no Corredor Cultural. O espaço recebeu mais uma edição do projeto Choro no Parque, uma realização da Fundação de Cultura e do Sesc Barra Mansa. A atração desta edição foi a cantora Luciana Coló e seus músicos, com o espetáculo ‘Choro em Contextos’. Além do show de chorinho, o público assistiu a apresentação do projeto Dança & Magia, com coreografias de balé clássico.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Cidade Negra é atração amanhã em Barra Mansa



O projeto Sesi Cultural apresenta amanhã uma das mais conhecidas bandas de reggae do Brasil. Cidade Negra promete animar o público da região. O show, que será realizado no Sesi Barra Mansa, na Av. Argemiro de Paula Coutinho, 2000 - Centro, começará a partir das 21h30. No repertório estarão grandes sucessos como "Amor Igual ao Teu", "A Estrada" e "Pensamento", entre outros. Informações e ingressos pelo telefone (24) 3325-8456.
 *Extraído do site Diário do Vale

Febacla faz homenagem aos destaques culturais da região

Acontece nesta sexta-feira, dia 25, às 18h30 no Sest/Senat de Barra Mansa a solenidade de premiação promovida pela Febacla (Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes) em homenagem aos escritores, artistas, apoiadores culturais, autoridades e afins de 6 municípios da região. O objetivo é valorizar essas personalidades e fortalecer os laços artísticos e culturais, não só no país, como também no mundo.
Esse evento acontece durante todo o ano em diversos estados do Brasil e também em outros países. Essa é a primeira vez que a Febacla faz suas homenagens em Barra Mansa. Além da cidade, os municípios de Volta Redonda, Resende, Vassouras, Valença e Rio Claro terão seus homenageados.
Dentro os barramansenses homenageados estão o prefeito Jonas Marins, que receberá a Comenda Giuseppe Garibaldi; o Superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, que receberá a medalha Mérito Acadêmico e também o diploma com o mesmo título; e o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Cabeleireiro. 
 
Prefeito Jonas Marins receberá Comenda Giuseppe Garibaldi
Além dessas personalidades, Barra Mansa também terá homenagens através do Coletivo Teatral Sala Preta; do Projeto Dança e Magia; da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa; da Banda São Sebastião; da Aciap; entre outros, que receberão a Medalha Qualidade Ouro.
“É muito importante para a cidade de Barra Mansa receber uma solenidade dessa envergadura. Isso não só mostra como o município tem sido uma referência nas áreas artístico-culturais, mas também um celeiro de artistas, escritores e colaboradores da cultura”, disse Cláudio Chiesse.
Superintendente da FCBM Cláudio Chiesse também recebe homenagem

O evento será fechado para homenageados e autoridades e, logo após a solenidade da entrega das homenagens, será servido um coquetel. No local astarão expostos quadros de artistas locais, além de uma exposição temática de fotografias de fazendas da região sul fluminense que fizeram parte do Ciclo do Café.
A noite de homenagens contará ainda com a entrega do troféu Euclides da Cunha, que é um prêmio Literário para escritores brasileiros. Uma das prestigiadas será a atriz e também escritora Lady Francisco, que já confirmou presença. Além dela, mais de 30 escritores do cenário nacional estarão presentes. O príncipe Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho, presidente da Febacla, também participará da solenidade. 
 
Presidente da Câmara Marcelo Cabeleireiro é outro homenageado da noite

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Los Best Amigos 2 é atração em Barra Mansa


"Los best amigos 2", com a CTLE (Companhia Teatral Liberdade de Expressão), está de volta. Desta vez, será encenado neste sábado, 26, no Teatro do Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa. Duas sessões: às 19h e 20h30. Com aproximadamente 50 minutos de duração, conta com cinco atores em cena e cenário único: a sala de estar do apartamento, onde os quatro rapazes mora.
O diretor da peça, Patrick Thouin, conta que a comédia foi escrita em decorrência do sucesso do primeiro espetáculo "Los best amigos" e dos pedidos do público, que queria ver uma continuação da história de Léo, Jean, Érik e Irã.
- Além do texto muito bem elaborado, o que faz o espetáculo ser tão querido pelo público é o fato de não ser apelativo nem usar palavrões ou obscenidades para forçar as pessoas a rirem. A comédia vem naturalmente das situações criadas pelos quatro amigos e do belíssimo trabalho corporal dos atores, pois foi justamente esta comédia física, o fazer rir com apenas um gesto ou expressão, que fez de "Los best amigos" um espetáculo tão querido, empolgante e contagiante - diz. 
O espetáculo aborda as situações criadas pelos quatro rapazes, um querendo se dar melhor do que o outro e conquistar o coração da prima de um deles que está passando alguns dias no apê. Ao mesmo tempo em que todos querem conquistá-la, querem também impedir que o outro a conquiste e para isso cada um cria um plano para atrapalhar de alguma maneira os seus adversários. 
Segundo Patrick Thouin, foram meses de trabalho e dedicação para a montagem do espetáculo. 
- Fiz com que os atores trabalhassem exaustivamente o corpo e as expressões, pois como já foi dito trata-se especialmente de uma comédia física, aonde o fazer às vezes é mais importante do que o falar e para isso o corpo precisa estar bem afiado e o ator deve saber bem como usá-lo. A dicção e entonação também tiveram sua devida atenção, pois mais importante do que falar é como falar. Uma outra coisa na qual atentei foi com o timing da comédia, algo muito importante e que se não bem realizado pode comprometer toda a cena - enfatiza. 
O diretor frisa que cada personagens tem uma característica marcante e uma personalidade bem definida, e para reforçar isso a produção propôs figurinos que demonstrassem bem o estilo de cada um, seja nas cores ou no próprio modelo de roupa escolhida. 
- A trilha foi escolhida pensando em cada cena e é mais uma ferramenta que ajuda a contar a história, seja reforçando os momentos de alegria, seja aumentando as horas de suspense. Cada música tocada envolve ainda mais o público e os faz entrar de cabeça no espetáculo - comenta. 
(Extraído do site Olho Vivo)
* Amanhã o diretor do espetáculo estará no quadro Talentos da Nossa Região do Programa Bom Dia Cidade, na Rádio 103,3. Na entrevista ele fala um pouco mais sobre a peça. O Bom Dia Cidade vai ao ar de segunda a sexta feira de 6h às 10h. 


Dança e Magia e Chorinho no Parque são atrações domingo em BM




O domingo será mais uma vez de muita música, entretenimento e também dança no Corredor Cultural de Barra Mansa. Como vem acontecendo todos os domingos, o espaço recebe o Projeto Choro no Parque que é uma realização em parceria com o Sesc Barra Mansa. A atração da vez será Luciana Colo, que estará apresentando o espetáculo “Choro em Contextos”, onde diversos momentos do choro são colocados a disposição do público em arranjos contextualizados com a leitura plural que os próprios músicos fazem desse estilo musical.
Além do chorinho, o público terá também a apresentação do Projeto Dança e Magia que, a partir das 10h, estará trazendo as melhores coreografias e os premiados passos artísticos do Balé Clássico.
“Como um bom point de descontração e lazer, o Corredor Cultural estará recheado de atrações no domingo. Dez horas teremos a apresentação do Projeto Dança e Magia e, a partir do meio-dia, o quinteto Luciana Colo traz os diversos momentos do choro para a população se divertir e se emocionar. Que todos participem de mais um domingo de entretenimento na nossa cidade”, disse o Superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse.
 

Barra Mansa recebe 1º Encontro do Clube do Fusca




A prefeitura municipal de Barra Mansa, através da Fundação de Cultura, e em parceria com o VW Clube de Volta Redonda estará promovendo no próximo domingo o 1º Encontro do Clube do Fusca na cidade. No evento que acontece no Corredor Cultural, cerca de 25 veículos ficarão expostos para que a população esteja visitando e ficando mais próxima de um dos carros mais admirados pelo brasileiro.
Além da exposição, os membros do VW Clube sairão em carreata pelas ruas da cidade, passando pelo bairro Ano Bom e também pelo Centro, nas avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite.
“O Encontro do Clube do Fusca já acontece a algum tempo em Volta Redonda e conta com participação maciça dos amantes desse modelo, não só da cidade de Volta Redonda, como também de cidades vizinhas como Barra Mansa e Resende. Agora, pela primeira vez, estamos tendo essa oportunidade de realizar esse encontro em Barra Mansa e a expectativa é que a população compareça e tenha boas recordações desse veículo, que é o queridinho do Brasil”, disse o Superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, acrescentando que a Guarda Municipal dará apoio durante a carreata.
O 1º Encontro do Clube do Fusca de Barra Mansa acontece a partir das 9h no próximo domingo, dia 27, no Corredor Cultural. O espaço é aberto a todos os públicos.

Estação das Artes oferece curso gratuito de pintura em tela


A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, oferece curso gratuito de pintura em tela para pessoas interessadas em aprender ou aprimorar técnicas de pintura. As aulas acontecem toda quarta-feira em dois horários: de 13h às 17h e de 17h às 21h, no Centro de Cultura Estação das Artes, no Centro.

“Os alunos são orientados sobre desenho, proporção, perspectiva linear e tonal, além de trabalho com as cores. Muitos procuram o curso com o intuito de se profissionalizar e, assim, conseguir uma renda extra. Mas também há aqueles que vêm aqui para fazer novas amizades e manter a mente ativa”, contou a professora de artes e orientadora do curso, Mércia Moreira, acrescentando que ainda há vagas disponíveis nos dois horários.

A aluna Laura da Costa Silva, de 89 anos, garante que mais do que trazer aprendizado, o curso é também uma terapia. “Aqui é muito bom: nos divertimos e aprendemos ao mesmo tempo. Eu já pintei muito em tecido e agora faço trabalho em telas. Participar das aulas me traz muita alegria e deixa minha mente bastante ativa”, disse Laura, que frequenta os cursos da Estação das Artes há mais de dez anos.

Para o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, as aulas de pintura são uma oportunidade para quem deseja incrementar a renda familiar ou, até mesmo, construir carreira na área das artes. “Conheço pessoas que sustentam a família somente com trabalhos de pintura. Um curso deste requer um bom investimento financeiro, mas na Estação das Artes a população tem acesso às aulas gratuitamente. Uma vez aprimorando as técnicas, não é difícil dar os primeiros passos na arte e, assim, complementar a renda ou até mesmo viver disso”, disse Chiesse.

O Centro de Cultura Estação das Artes fica na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro, e oferece diversos cursos gratuitos para a comunidade. O telefone para mais informações é (24) 3323-0496.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Programação da Paixão de Cristo é divulgada

A Fundação de Cultura de Barra Mansa divulgou nesta sexta-feira a programação da tradicional Encenação da Paixão de Cristo do distrito de Rialto, em Barra Mansa, será na próxima sexta-feiura, dia 18, a partir das 15 horas.  Para esse ano, um novo cenário foi montado. Essa será a 31ª edição do evento que aguarda um público de aproximadamente mil pessoas. O espetáculo é organizado pela associação de moradores do Distrito de Rialto e conta com aproximadamente 150 pessoas no elenco.




Domingo tem Chorinho no Parque

Acontece neste domingo, dia 13 de abril, no Corredor Cultural de Barra Mansa, mais uma apresentação do Projeto Choro no Parque. A atração da vez será o Grupo de Chorinho “Chorando na Labuta” que trará uma mistura de músicas doces, sambadas e ligeiras que emocionam quando ouvidas com o coração e deixam o ambiente sempre agradável e convidativo.
“Esse mês estamos com uma programação especial através do Projeto Choro no Parque. No dia 23 será o Dia Nacional do Choro e Barra Mansa já vem comemorando a data desde o ano passado, quando lançamos o projeto em parceria com o Sesc. Domingo não será diferente, e a população terá mais um dia de lazer garantido”, disse o Superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, acrescentando que no local também há brinquedos para as crianças e praça de alimentação.
O evento terá inicio às 12h e é uma realização do Sesc em parceria com a prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação de Cultura. O objetivo do projeto é resgatar os sambas e os choros que estiveram presentes na cultura da música popular brasileira. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário. A entrada é gratuita.