quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Bandas de Barra Mansa faturam títulos nacional e estadual


Desde que foi lançado em 2003, o Projeto Música nas Escolas tem sido referência cultural em todo o território brasileiro, levando o nome de Barra Mansa por todos os lugares onde passa. E no ultimo fim de semana a cidade voltou a ser destaque na música, levando dois prêmios em competições distintas.
Em Taubaté, a Banda Marcial Sênior de Barra Mansa, que faz parte do Projeto Música nas Escolas, foi pentacampeã na vigésima primeira edição do Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, que é organizado e promovido pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras. Foi a quinta vitória consecutiva, já que em 2009, 2010, 2011, 2012 e agora, 2013, a Banda foi campeã.
Nessa categoria, disputavam o título os Estados da Paraíba, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espirito Santo, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás e Piauí. A Banda Marcial Sênior de Barra Mansa, não só representou a cidade, mas também o Estado do Rio de Janeiro ao conquistar a vitória.
Eu tenho sempre dito, ao longo desse ano, que as prioridades da Fundação de Cultura são projetos que envolvam o coletivo e mostrem à cidade as diversas faces da cultura e da arte aos cidadãos. E o Projeto Músicas nas Escolas continua sendo a identidade cultural do município. Somos referência em todo o território nacional. Prêmios como esse mostram a seriedade do trabalho e são motivos de orgulho para todos nós”, disse Cláudio Chiesse, Superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa.
Maratona Estadual de Bandas
Outro título conquistado pela cidade no fim de semana, foi o da Maratona Estadual de Bandas, do Projeto Banda Larga - que passou pela cidade esse ano com oficinas e apresentações. A Banda Sinfônica de Barra Mansa se sagrou campeã na disputa com 9 bandas de todo o Estado do Rio.
As eliminatórias da competição aconteceram em Laje do Muriaé, Itaguaí, Barra Mansa, Saquarema e Santa Maria Madalena, com a participação de 35 bandas. E a final foi no ultimo fim de semana, no Teatro João Caetano, na capital.
Com o primeiro lugar, a Banda Sinfônica de Barra Mansa levou o prêmio de R$ 8 mil entregue pela Secretária de Estado de Cultura Adriana Rattes.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Estado libera verbas para entidades carnavalescas de Barra Mansa

O Governo do Estado publicou nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, no Diário Oficial o edital que autoriza a liberação de verbas para 3 escolas de samba e 4 blocos de embalo que desfilarão no próximo ano no carnaval da cidade. Todas as 7 entidades carnavalescas receberam apoio da prefeitura, através da Fundação de Cultura, para que conseguissem os recursos. O objetivo da captação é para que o municipio tenha, no próximo ano, um Carnaval com mais qualidade e estrutura aprimorada para os grupos carnavalescos.
No total, 25 mil reais foram injetados no Carnaval da cidade, o que promete turbinar as produções carnavalescas e fazer com que a disputa seja mais bela e acirrada. As agremiações GRES Acadêmicos da Chacrinha do Amanhã, GRES Mocidade da Vila Maria, GRES Império da Saudade e o Bloco de Embalo Império da Banda G conseguiram, cada um, 4 mil reais do cofre estadual. Já os blocos Acadêmicos da Periferia Leste, Pulo do Sapo e Tô que Tô receberam, cada um, 3 mil reais.
“Essa conquista mostra que nossa parceria com as entidades carnavalescas tem dado certo. O mérito é todo deles. Os projetos foram elaborados por eles e com certeza o próximo carnaval da cidade terá um peso a mais na produção. A prefeitura, através da Fundação de Cultura, deu o apoio necessário para a captação dos recursos e isso valoriza a cultura popular no município”, disse o Superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse.
A verba concedida visa melhorar a logística dos desfiles, com a compra de instrumentos musicais, fantasias, adereços, carros alegóricos, auxilio transporte e alimentação, além de ajudar financeiramente a legalização formal dos grupos.

“Esse dinheiro vem reforçar a subvenção que a prefeitura vai liberar para as entidades, e essas poderão fazer um carnaval razoavelmente melhor do que foi nesse ano de 2013. Pode não ser uma verba muito expressiva, mas pelo menos as entidades carnavalescas de Barra Mansa, a partir de agora, são reconhecidas pelo Governo do Estado como entidades culturais. Isso irá beneficiar as mesmas na busca de outros patrocínios”, disse Tico Balanço, Coordenador do Carnaval de Barra Mansa.