quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Caminhada do Samba e homenagem marcam o Dia Nacional do Samba em BM

Acontece neste domingo, dia 1º de dezembro, em Barra Mansa a Primeira Caminhada do Samba em homenagem ao Dia Nacional do Samba. O evento terá concentração às 10 horas na Praça da Liberdade no Centro. A saída está programada para 11 horas rumo ao Corredor Cultural da cidade, onde serão realizados vários shows. Na segunda-feira, dia 2, em que se comemora do Dia Nacional do Samba o município estará promovendo palestras sobre o samba e shows no Corredor Cultural.
“Barra Mansa será a primeira cidade da região a realizar dois grandes eventos em homenagem ao Dia Nacional do Samba. Além das atrações musicais destacando o samba de raiz e os novos talentos do samba, teremos também palestras e a participação de entidades carnavalescas de Barra Mansa”, disse Tico Balanço, coordenador do carnaval e articulador da 1ª Semana do Samba.
No domingo se apresentarão no Corredor Cultural os grupos regionais OP Samba, Reunião Papo de Samba, Empolga Samba, Kimanero e Partido Alto. E às 14 horas o evento recebe a atração principal, um dos maiores sambistas do Brasil, Nelson Sargento, que estará cantando seus grandes sucessos e fazendo, claro, uma homenagem ao samba de raiz.
Já na segunda-feira, dia 2, a partir das 19 horas acontecerá no Corredor Cultural uma conversa de samba com convidados. E na sequência, às 20 horas, haverá show de samba de raiz com Thales e o Grupo Zagaia de Gancho.
“Não deixar passar em branco uma data como essa, que faz alusão a um gênero musical totalmente brasileiro, é mais uma forma de manter viva a memória cultural da nossa cidade. E além disso, estaremos trazendo um dos maiores sambistas do país para comemorar conosco essa belíssima data para os amantes da música brasileira e do samba em particular. Com certeza a presença de Nelson Sargento deixa o evento muito mais especial e a expectativa é que a população prestigie      ”, disse Claudio Chiesse, Superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa.
A 1ª Primeira Caminhada do Samba em Homenagem ao Dia Nacional do Samba é realizada pelo Sesc Barra Mansa, pela Prefeitura Municipal de Barra Mansa, através da Fundação de Cultura e pela Liac (Liga Independente das Agremiações Carnavalescas de Barra Mansa).
O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Prefeito empossa conselheiros municipais de Cultura

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, deu posse na tarde desta segunda-feira, dia 25, aos novos componentes do Conselho Municipal de Cultura. Eleitos no dia 14 de setembro, durante o III Fórum de Cultura do município, os novos conselheiros e seus suplentes foram empossados no gabinete do prefeito, em cerimônia que contou com a presença de secretários, coordenadores e vereadores.

Ao todo, 18 conselheiros e seus suplentes compõem a nova equipe do Conselho Municipal de Cultura. Do total, nove foram nomeados pelo prefeito e nove foram eleitos pelos participantes do Fórum e representam a sociedade civil. “Sabemos da importância que um conselho tem dentro de uma administração municipal. Então, que nos unamos para desenvolvermos, juntos, um trabalho de fomento da cultura em Barra Mansa”, disse aos conselheiros, o superintendente da Fundação de Cultura do município, Cláudio Chiesse.

Nove segmentos constituíram a plenária do III Fórum de Cultura de Barra Mansa e cada um deles está representado pelo conselheiro e seu suplente. Literatura, Dança, Artes visuais, Música, Animador Cultural e Professor de Arte, Movimento Social e Entidades de Classe, Teatro Áudio e Visual, Cultura Popular e Urbana e Entidade Cultural estão devidamente representados no novo Conselho Municipal de Cultura.

“Nosso governo quer a cultura na marca e diversas vitórias podem ser comemoradas este ano. O resgate do Carnaval, a implantação do Corredor Cultura, as leis de incentivo ao setor e o apoio às manifestações culturais são algumas delas”, destacou o prefeito Jonas Marins. “Barra Mansa tem vocação artística. Música, teatro e outras atividades culturais de qualidade nascem aqui todos os dias e o Conselho vai ajudar a administração municipal a valorizar esses talentos”, acrescentou o prefeito.

Para o vereador Lia Preto, um dos empossados, o Conselho é a consolidação da luta pela Cultura de Barra Mansa. "Quando todos têm acesso ao processo de organização da criação dos projetos culturais, a chance de sucesso é muito maior e o Conselho vem nos prestar um auxílio na busca por este sucesso", destacou ele, que garante que a atuação do grupo vai ser fundamental para levar a cultura do município a todo o estado do Rio.

O Conselho de Cultura tem funções deliberativas, normativas, fiscalizadoras e consultivas do governo municipal no setor cultural e tem por competência propor e fiscalizar ações e políticas públicas de desenvolvimento da cultura. Além disso, cabe ao conselho promover e incentivar estudos, eventos e atividades permanentes na área da cultura, colaborar na formulação das diretrizes da política cultural da cidade, colaborar na articulação das ações entre os organismos públicos e privados, emitir e analisar pareceres e acompanhar, avaliar e fiscalizar as ações culturais em desenvolvimento no município.


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Domingo tem Chorinho no Parque em Barra Mansa

Acontece neste domingo, dia 23, no Corredor Cultural de Barra Mansa, mais uma apresentação do projeto Chorinho no Parque. A atração será mais que especial: um tributo aos 150 anos de Ernesto Nazareth, pianista e compositor brasileiro. No espetáculo, o duo formado por grandes revelações do choro, Luis Barcelos (bandolim) e Rafael Mallmith (violão de sete cordas) revive clássicos e revela o brilho de muitas pérolas ainda pouco conhecidas desse gênio da música.

“Será uma boa oportunidade para que os apreciadores de boa música relembrem os sucessos desse mestre do piano e que se tornou um dos grandes nomes do tango brasileiro. Além disso, no Corredor Cultural as famílias encontram lazer garantido e as crianças se divertem gratuitamente”, disse Cláudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura.

O Projeto Chorinho no Parque é uma realização do Sesc Barra Mansa em parceria com a prefeitura, através da Fundação de Cultura. O objetivo é resgatar os sambas e os choros que estiveram presentes na cultura da música popular brasileira. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário (Parque das Preguiças). No local, que é de livre acesso ao público, há praça de alimentação e segurança. Já as crianças podem brincar, gratuitamente, em brinquedos infláveis e também na cama elástica.

Ernesto Nazareth

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra é comemorado em Barra Mansa



O dia 20 de novembro será marcado por diversas atividades para celebrar o Dia da Consciência Negra, em Barra Mansa. As comemorações começam a partir das 10h, no Corredor Cultural, no Centro. O evento, denominado ‘Igualdade racial é pra valer’, tem o objetivo de promover ações educativas, culturais, políticas, artísticas, esportivas e religiosas para que haja sensibilização sobre o tema.
De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, a data é importante para se refletir sobre a desigualdade racial. “É sempre importante que os fazedores de cultura estejam antenados nessa questão histórica. O Dia da Consciência Negra existe para que haja essa reflexão em torno do tema. Infelizmente ainda convivemos numa sociedade em que o preconceito existe. No entanto, cabe a todos o dever de respeitar o próximo e também participar de datas como essa, que combatam o racismo”, disse Chiesse.
O cronograma conta com apresentação de grupos de capoeira, maculelê, moju, samba de raiz e rap, mesa de debates sobre políticas de enfrentamento ao racismo e celebração cultural com a presença de representantes de diversas religiões. No dia 21 de novembro, a prefeitura vai entregar a medalha Zumbi dos Palmares durante sessão solene na Câmara de Vereadores. O homenageado deste ano será o grupo Abadá Capoeira.
As ações pelo Dia da Consciência Negra serão realizadas pela Fundação de Cultura e pela Gerência de Promoção da Igualdade Racial, com o apoio da secretaria de Saúde. Confira a programação completa.
- 10h: Abertura
- 11h: Apresentação de capoeira e maculelê com o grupo Berimbau Dourado e os mestres Guilé, Bingola e Mestre Cinta
- 13h: Mesa de debates sobre o tema Igualdade Racial
- 14h: Apresentação do grupo Amigos do Charme
- 17h: Apresentação do grupo de dança de rua B. A. S. E. B Boys
- 17h30: Apresentação da Cia. Conselho de Classe com a peça Moju
- 19h: Celebração cultural com participação do Templo de Umbanda Sagrada Ilê dos Orixás, Ialorixá Márcia de Iansã, padre, pastores e membros de outras religiões
- Roda de samba no fechamento do evento

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Jaques Morelenbaum volta à Barra Mansa após 40 anos


Barra Mansa é a penúltima cidade do Estado do Rio que recebe o 5º Circuito Estadual das Artes. O evento, promovido pelo governo estadual, recebeu apoio da prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura. A atração da noite desta quinta-feira, dia 14, véspera de feriado, foi o violoncelista, arranjador, maestro, produtor musical e compositor brasileiro Jaques Morelenbaum com seu Cello Samba Trio. No início do show, Morelenbaum descreveu a emoção de retornar à cidade após 40 anos. “Em 1973 estive em Barra Mansa quando tocava na Orquestra Sinfônica Jovem do Teatro Municipal. Fico feliz por perceber que a cidade continua aconchegante”, relembrou o músico.

O show, que teve início as 20h, foi gratuito. Jaques Morelenbaum tocou clássicos de Tom Jobim, Chico Buarque e Caetano Veloso. “Muito bom poder oferecer música de qualidade gratuitamente à população. Como um dos polos de cultura do interior, Barra Mansa não poderia ficar de fora desse circuito do governo do Estado. Jaques Morelenbaum é um ícone da música popular e vem somar com o nosso trabalho”, disse o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse.

Quem passou pelo Corredor Cultural na noite de quinta-feira, aprovou o evento. “Sou barramansense e, atualmente, moro em Minas Gerais. Cheguei hoje de viagem e fiquei muito feliz em ver como a cidade está melhor, promovendo entretenimento à população. A música está ótima e a comunidade deve prestigiar, cada vez mais. Esse sempre foi um ponto de encontro dos barramansenses, então é só unir o útil ao agradável”, comentou o empresário Marcio Ribeiro da Silva. 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Feira de Artesanto ganha calendário especial Fim de Ano

O superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, recebeu nesta quarta-feira, dia 06, em seu gabinete, representantes da Feira da Preguiça que, há 12 anos, expõem e vendem artesanatos na cidade. O objetivo do encontro foi ajustar a programação da feira neste fim de ano. A reunião contou com a participação da gerente de eventos da Fundação de Cultura, Graça Dias, e das artesãs Tânia Maria da Conceição, Ieda Maria da Silva, Andréia Barbieri Elias dos Santos e Enerstina Ozório Machado de Freitas. Ficou acertado que, a partir do dia 16 de novembro, a feira de artesanato acontecerá no Centro de Cultura Estação das Artes, na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro.
“Nossa ideia foi ocupar o espaço do centro de cultura e, ao mesmo tempo, dar visibilidade para as artesãs, já visando ao movimento de vendas do Natal. Até a metade do mês de dezembro, elas ocuparão o espaço todos os sábados. A partir do dia 17 de dezembro até o dia 23 de dezembro, elas estarão todos os dias no local”, garantiu Chiesse. Atualmente, a Feira da Preguiça é realizada na segunda sexta-feira de cada mês, na praça da Igreja Matriz, e no primeiro e terceiro domingos no Corredor Cultural.
“Essa é a oportunidade que estávamos buscando para mostrar nossos trabalhos e, claro, aumentar as vendas. Esse espaço na região central da cidade fortalecerá os artesãos e a feira”, argumentou a artesã Tânia Maria. Já Andréia aproveitou para adiantar que as artesãs já estão aceitando encomendas. “Nós temos grande variedade de trabalhos para venda na feirinha. São pinturas, bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira, culinária e outros. Inclusive já estamos aceitando encomendas de Natal”, garantiu a artesã.
O funcionamento da Feira da Preguiça Centro de Cultura Estação das Artes será das 9h às 13h.

domingo, 3 de novembro de 2013

Aulas de pintura em tecido acontecem na Estação das Artes



O Centro de Cultura Estação das Artes de Barra Mansa, que fica na Rua Orozimbo Ribeiro no Centro, está recebendo o curso de pintura em tecido. O objetivo é dar instruções aos alunos de técnicas aprimoradas para pinturas em tecido. No local são produzidos panos de prato, jogo de banho, toalhas, enxoval, jogo de cozinha, almofada, cortinas e outros tipos de tecido.
De acordo com a professora orientadora do curso, Maria Cida, além de aprender uma profissão, os alunos utilizam as aulas para tirarem o estresse: “O curso é muito válido porque eles aprendem uma profissão que complementa a renda domiciliar. Mas vejo muitas alunas aqui se socializando e tirando o estresse mental. Elas costumam dizer que as aulas são um momento de lazer, relaxante.”, disse a professora.
As aulas acontecem às terças e quartas, nos horários da manhã e da tarde. Pela manhã o curso é ministrado de 8 às 11h30; já na parte da tarde, as aulas acontecem de 13 às 17 horas.
Para esse ano as turmas já foram fechadas, mas a expectativa é de que novas turmas se abram no ano que vem, sobretudo no período da noite: “Quando estamos aqui muitas pessoas passam e pedem para se inscrever, mas para esse ano as turmas já foram fechadas. A próxima inscrição será aberta em fevereiro de 2014 e estamos estimando que se abra uma turma no período da noite, para que aquelas pessoas que trabalham durante o dia possam estar participando”, disse a professora.
Alunos de Quatis, Floriano, Porto Real e outras cidades e distritos da região se deslocam para o Centro para estarem participando das aulas. Esse é o caso da volta-redondense Mariana Toshimitu, de 75 anos : “Eu venho nos dois dias de curso. Saio da minha casa no bairro Retiro e venho para as aulas porque aqui para mim é uma terapia. Além disso complementa minha renda”, disse a aluna.
No local os alunos também fazem artesanato e, inclusive, recebem muitas encomendas. “Nós estamos recebendo muitas encomendas devido ao natal. Quem quiser pode aparecer aqui no Centro, nos dias das aulas, e fazer o pedido que com certeza será atendido”, garantiu Maria Cida.
Para o Superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, o trabalho realizado faz parte da busca pelo desenvolvimento cultural do município: “Temos que entender que a cultura de uma cidade se passa pela formação de cada cidadão. Abrir as portas da arte para as pessoas que tem interesse em aprender contribui, não somente na vida de cada um deles, mas também no desenvolvimento cultural do município. Ano que vem teremos mais turmas se formando, e espero que os interessados possam aproveitar essa oportunidade”, disse Chiesse, acrescentando que as aulas são ministradas gratuitamente.


Aulas profissionalizantes de desenho acontecem em Barra Mansa

A Estação das Artes de Barra Mansa está realizando as aulas do Atelier Escola. O objetivo do curso é formar pessoas interessadas em produção e execução de desenhos e pinturas. Lembrando que o trabalho executado pelos alunos durante os períodos são expostos na cidade e também em outros municípios.
 Atualmente são duas turmas: uma durante a semana com aula quarta-feira das 14h às 16h; e outra aos sábados, com aula de 9h às 12h. De acordo com o professor Francis Marques, que é o orientador do curso, a previsão é de que mais duas turmas sejam formadas no próximo ano, inclusive com aulas no período da noite:
“Hoje nós contamos com duas turmas de vinte alunos cada, e já temos, na pré-inscrição para o ano que vem, pelo menos 50 alunos que querem uma vaga. Devido a essa demanda e a possibilidade de que uma professora chegue para dar aulas, a tendência é de que mais duas turmas se forme para 2014, inclusive com aulas noturnas”, disse o professor, acrescentando que a pré-inscrição já está aberta e os interessados devem ir até o Centro de Cultura Estação das Artes para efetuar o cadastro.
Nas aulas ministradas, os alunos aperfeiçoam técnicas de sombreamento, traços fortes, contorno, expressão e outras que constam na profissionalização do desenhista.
Para o designer Bruno Oliveira, de 21 anos, o curso aprimora suas técnicas de composição: “Desde que entrei aqui tenho buscado o aperfeiçoamento das minhas técnicas de desenho. Melhorei bastante minha composição e o curso está me auxiliando em outras áreas da arte, inclusive a arte digital”, disse o designer.
Já Thiago de Oliveira Silva, de 32 anos, o curso serve para ajudar a realização de um sonho: “Desde criança eu desenho quadrinhos. Mas muitas vezes não gostava da composição dos meus desenhos. Hoje, depois de aprimorar as técnicas, vejo se aproximar a realização do meu sonho de compor histórias em quadrinhos”, disse Thiago.
Para o Superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, cursos como este fortalecem os talentos da cidade: “Estamos nos empenhando bastante em dar oportunidade para que as pessoas da cidade e, até mesmo da região, mostrem seus talentos. E nesse trabalho, aprimorem suas técnicas e lucrem com seus trabalhos. O Centro de Cultura Estação das Artes tem sido o espaço utilizado por nós para esse fim, e o resultado tem sido bem positivo”, disse Chiesse.
Os cursos de desenho são gratuitos e as inscrições devem ser feitas no Centro de Cultura Estação das Artes, na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro. Podem participar crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos.  Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3323-0496.
A Estação das Artes é administrada pela prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação de Cultura e é mais um expoente para a disseminação cultural no município.